Candido Azevedo
PELAS MALHAS DO IMPÉRIO
Nas águas do Índico
87. CEILÃO: O REINO DE CANDIA
No reino de Candia (Kandy), a partir de 1511, foi facilitado a chegada dos franciscanos e a construção de uma igreja e de uma residência. A receptividade do rei Jayavara tem como corolário o seu baptismo sob o nome de D. Manuel, em 1546. Mais tarde, viria a apostatar, desiludido com a diminuta ajuda que lhe prestavam os portugueses. O seu filho, Jayavara II, reenceta as boas relações, vindo ele e vários senhores do seu reino a pedir o baptismo, na década de 1550. Entretanto em Cota (Kotte) a doação dos terrenos aos missionários portugueses aumentou a hostilidade do Reino de Sitawaka que armado de largas dezenas de milhares de homens e centenas de elefantes, passará a partir de 1578 a mover uma guerra constante durante anos a fio. Também os portugueses usaram estes animais nos seus combates como máquinas de guerra. Entretanto o Rei de Candia, Karaliyadde (1552-1582) que subira ao trono, fez-se cristão e passou a prestar auxílio aos portugueses contra Sitavaka. Sucede-lhe Iama Bandar que procurou igualmente a protecção dos portugueses. Foi na década de 1590 que, com ordens explícitas vindas de Lisboa, se inicia propriamente a conquista de todo o Ceilão. Seguiram-se períodos alternados de revoltas e pazes até 1652, com os portugueses quase senhores da maior parte da ilha. Chegavam agora os holandeses à ilha, que aliados ao novo rei de Candia, Rajasinha II, cercaram Colombo, que caía em Maio de 1656.
Sabia que … na batalha de Mulleriyawa em 1561, o reino de Sitawaka derrota os portugueses, numa das maiores derrotas que uma nação europeia alguma vez sofreu na Ásia, distinguindo-se nela quais “máquinas de guerra”, dois elefantes de combate, o “Airavana” e o “Viridudassaya” tendo este último capturado o estandarte português pertencente ao Capitão Mor?
Que … João, o chamado Príncipe Negro, filho e herdeiro do rei Iama Bandar do reino de Candia vai para Goa sob custódia dos franciscanos, de seguida vem para Portugal, por volta de 1625, onde permanece para sempre?
E que … este Príncipe Negro depois de adquirir um terreno em Telheiras, a Quinta do Príncipe, funda a Irmandade de Nossa Senhora da Porta do Céu e do Glorioso São João Baptista, de que é o primeiro irmão, renunciando aos seus direitos no reino de Candia?
Imagens da wikipédia
Boa pesquisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário