quarta-feira, 29 de julho de 1992

Palácio Cantacuzino, Bucareste, na Romênia.











Palácio Cantacuzino, Bucareste, Romênia.

O Palácio Cantacuzino (Palatul Cantacuzino) está localizado em uma das ruas mais antigas de Bucareste - Kalya Victoria. Foi construído entre 1901 e 1903 e pertenceu ao ex-prefeito de Bucareste, primeiro-ministro, líder do Partido Conservador, George Grigore Cantacuzino, popularmente conhecido como Nabob.

O castelo foi projetado pelo melhor arquiteto da Romênia, Johan Berinday, e combinou o academicismo francês com as memórias do Rococó e toques decorativos da Art Nouveau. As fachadas do palácio surpreendem a atenção com a riqueza da decoração escultórica. Combinando o estilo arquitetônico neoclássico com elementos Art Nouveau, o palácio é decorado com varandas de ferro forjado, janelas altas em arco e portões (um esplêndido portal de ferro forjado) com dois leões nas laterais.

Para decorar o edifício, Gregor Kontakuzino contou com a colaboração dos melhores artistas, mestres da pintura e escultores de ornamentos esculpidos, entre os quais se destacam personalidades populares como Nikolai Vermont, Arthur Verona e Arthur Kostin, Emil Wilhelm Becker. Acima da entrada, há um brasão circular da nobre família Cantacuzino.

Desde 2007, a antiga residência da família Cantacuzino é listada como um dos maiores patrimônios culturais europeus. Atualmente, este prédio abriga o Museu Nacional George Enescu. O palácio possui três salas de exposições, salões de concertos e salões de baile. O castelo guarda as pinturas monumentais de G.D. Miri, Kostin Petrescu, Arthur Veron, Nicholas Isidore Vermunt, bem como a decoração escultórica de pe. Cegonha e Em. Becker.

Boa pesquisa.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário