quinta-feira, 9 de julho de 1992

Sítio Keeladi de Tamil Nadu, às margens do rio Vaigai, sul da Índia.

 

Antigo sítio Keeladi de Tamil Nadu – uma moeda de prata marcada com um soco desenterrada

Keeladi (também Keezhadi) é hoje um importante sítio arqueológico, localizado às margens do rio Vaigai, próximo ao extremo sul da Índia.

Cavando poços anelares no local da escavação Keezhadi. Crédito da imagem: EPS

Uma vez no passado, Keezhadi foi um assentamento urbano da Era Sangam nas margens do rio Vaigai ‘. A civilização Keeladi no distrito de Sivaganga floresceu 2.600 anos atrás.

As escavações realizadas pelos arqueólogos do Departamento de Arqueologia de Tamil Nadu (TNAD) estão agora na sétima fase de escavação no local de Keeladi.

Uma moeda de prata marcada com punção foi descoberta no Sítio Arqueológico Keeladi, localizado no distrito de Sivaganga, em Tamil Nadu.

A moeda tem as figuras do sol, da lua, um touro e um cachorro em um lado (da frente) e um semicírculo e um sinal – que se parece com a letra Tamil Tamil ‘Ta’ – no outro. Crédito da imagem:  The Times of India  

O artefato – encontrado a 146 cm de profundidade – pesa 2,20 gramas e representa o sol, a lua, um touro e um cachorro de um lado e um semicírculo e um sinal do outro lado da moeda.

O Times of India escreveu que o Ministro da Indústria, Desenvolvimento Tamil e Arqueologia Thangam Thennarasu disse que o artefato pode ser a prova do comércio que os habitantes de Keeladi mantinham com as comunidades do norte da Índia.

“O desenho da moeda fez os arqueólogos acreditarem que a civilização Keeladi precedeu a época do império Maurya”, disse ele.

Um poço foi descoberto no local de escavação do ASI em Keezhadi. Foto: R. Ashok

Keeladi é hoje uma pequena aldeia, mas é um lugar especial, que já foi uma parte essencial da história do Tamil, que agora é sistematicamente exposta pelo Levantamento Arqueológico da Índia.

Entre outras, as descobertas de Keeladi incluem uma das maiores habitações humanas da Era Sangam (primeiro ao terceiro século DC), partes de casas como paredes de tijolos, poços, depósitos e cofres de barro, cerâmica de vários tipos e finalidades e enferrujadas moedas, conchas, vidro, armas, pequenas ferramentas feitas de ossos e ferro, incrustadas em camadas de solo, contas.

Uma tampa perfurada de uma tubulação de terracota que poderia ter sido usada como um dispositivo de filtragem foi encontrada durante a 5ª fase de escavação em Keeladi. Crédito da foto: ma23Keeladi

Por exemplo, ágata, cornalina e contas de quartzo indicam que o povo Keeladi tinha ligações comerciais com Roma . As letras Tamil Brahmi encontradas em cerâmica são nomes de pessoas como Thisan, Aadhan e Udhiran.

Duas camadas de oleodutos de terracota foram encontradas durante a 5ª fase da escavação feita em Keeladi pelo Departamento de Arqueologia do Estado de Tamil Nadu. Crédito da foto: ma23terracotta pipelines_Keeladi (via The Hindu)

Especialistas disseram que são nomes típicos do Tamil da Idade Sangam. Entre outras descobertas notáveis, também foram dois tubos de terracota encontrados horizontalmente um sobre o outro, foram desenterrados em Keeladi.

Os tubos são considerados únicos entre todos os tubos de terracota encontrados em outros locais de escavação em Tamil Nadu.

Evidências como construção de tijolos, uso de sinais e letras e diferentes canais de água de que a civilização Keeladi que vivia ao longo do rio Vaigai havia adotado tecnologias altamente avançadas.

fonte : ancientpages

texto original de : Conny Waters

Tradução : Fatos Curiosos

Nenhum comentário:

Postar um comentário