segunda-feira, 17 de dezembro de 1990

Esparta.




ESPARTA ou SPARTA.

Localizada na região do Peloponeso, na sub-região da Lacônia, nas margens do rio Eurotas. Características sócio–políticas, cidade–estado, monarquia dualista por que tem dois reis, sociedade escravocrata e elite militarista, conservadora, provinciana e culturalmente atrasada. Aristocrática com governo de estado, tradições e propriedades. Sistema Comunista onde as pessoas da elite que vivem somente para elas, a propriedade é do estado, viver igual, comer a mesma coisa, vestir a mesma roupa, todos vivem no mesmo padrão, característica muito forte do espartano é não existir luxo e sim igualdade entre os sexos e todos. Na Ilha de Santorini localizava-se o vulcão que destruiu Creta e 2/3 da mesma. A Ilha de Delos é sagrada e santuária repleta de templos, destaca-se o Templo de Apolo e o mais importante centro religioso.

A SOCIEDADE espartana sempre foi a mesma, ela não mudava. A elite dirigia o estado, administrava e guerreava eram as duas únicas funções. A sociedade dividia-se em três grupos: ESPARTANOS ou ESPARCIATAS eram a classe dominante, habitantes com cidadania plena, mais ou menos 15.000 pessoas. PERIECOS encaixavam-se todos os comerciantes e artesãos, mais ou menos 60.000 pessoas. HILOTAS eram o restante da população, formado por escravos do estado e trabalhadores rurais, mais ou menos 200.000 pessoas. O mundo espartano foi destruído pelos periecos que juntaram-se com os hilotas.

O SISTEMA POLÍTICO de Esparta era Monarquia Oligárquica Militar Aristocrática, por serem militares aristocráticos, uma classe que se apóia na tradição e na propriedade. Usa a Monarquia por que tem 2 reis, e é Oligárquica por que é governada por um grupo, é Aristocrática por serem militares aristocráticos, uma classe que se apoia na tradição e nas propriedades. A Assembleia era formada por espartanos masculinos, a mulher não tinha voz política, o papel dos homens era aprovar as leis, elegiam o senado, e quando um homem completava 60 anos ele concorria para o senado. O Senado era formado por espartanos masculinos com mais de 60 anos, o grupo era composto por mais ou menos 60 homens, faziam as leis, elegiam os éforos. Éforos fiscalizavam os reis e magistrados, eram administradores do mundo espartano, eleitos pela assembleia e depois eram escolhidos pelo senado. 

Os 2 Reis eram chefes, um religioso e o outro militar, não faziam nada nem administravam nada.
A EDUCAÇÃO ESPARTANA em geral tinha a proposta de transmitir o conhecimento, mas o grego queria fazer além da transmissão dos valores e do conhecimento para a formação do caráter, que é muito importante para eles e insistiam muito com um conselho especial para isso. Este sistema era somente para a elite, eles não trabalhavam, só estudavam. Periecos e Hilotas não participavam da educação, por que era direcionada para o militar, estudavam danças guerreiras para treinar o corpo para a guerra. Dançavam nús. O conhecimento todo para formar um militar. Eles não utilizavam livros religiosos por que a religião grega era uma confusão, não sabiam o que fazer para agradar os deuses, não tinham muita moral. O cristianismo diz como praticar para agradar a Deus e ensina uma moral religiosa. O importante para o grego era praticar sacrifícios para agradar os deuses como VÊNUS, que gostava de pombas, DIONÍSIO que gostava de bodes, mas não tinha moral religiosa, pois sacrificavam os bichos e quando morriam não iam para o Olimpo, por que lá era somente para os Deuses. Os instrumentos mais usados eram a ARPA, a FLAUTA PÃ e a LIRA.

A MULHER ESPARTANA era fisicamente frágil e não praticavam brigas, lutas e nem esportes brutais. As mulheres aprendiam a música, a dança, a ler, escrever, jogar dardos, correr e saltar.
A POESIA servia para aprender as tradições guerreiras, por ser patrióticas como a ILÍADA, a ODISSÉIA basicamente por falar das lutas, e assim a música e o esporte também tinham esta finalização.

O SÉCULO DE PÉRICLES – Séc. V – foi marcado pelas grandes obras em 3 aspectos: POLÍTICO – reconstrução da cidade de Atenas, remuneração dos cargos, aumento das cleúrquias, que eram as colônias vinculadas à Atenas. Criou a Liga de Delos, que era uma ilha sagrada onde ficava todo o dinheiro. Mais tarde Péricles tirou todo o dinheiro da ilha e foi considerado roubo, ele levou para Atenas e isto gerou um problema. Pegou os navios da ilha de Delos para aumentar o comércio e as cidades da liga começaram a contestar porque o dinheiro teria que permanecer na liga, assim como os navios para defender a liga, caso houvesse uma invasão Persa. ECONÔMICO – a partir daqui tiveram repercussões e aumento do comércio. CULTURAL - reconstrução da cidade de Atenas, proteção aos artistas e sábios e a arrumação do Parthenon. Atenas passou a ser a maior concentração de artistas e pensadores, pois investiam muito nos artistas e nos seus aprendizados.

Texto da Prof. Vanessa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário