Relatório sobre uma Escola.
O Colégio ....... Escola de 1° e 2° graus, encontra-se na Avenida Protásio Alves, número .... no município de Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul. É administrado pelos seguintes atos oficiais:
a) Portaria de Unificação n.° 17443, de 23 de agosto de 1979, do Conselho Estadual de Educação;
b) Portaria de reconhecimento n.° 40330, de 8 de outubro de 1980, do Conselho Estadual de Educação.
O Colégio sustenta:
a) Educação Infantil;
b) Ensino de 1° grau;
c) Ensino de 2° grau.
A educação infantil é subdividida em dois níveis: O nível A é destinado para crianças bem pequenas, de dois à quatro anos, e o nível B é destinado para crianças de cinco à seis anos.
O ensino de 1° grau é subdividido em 1° ciclo - Turmas de 1ª a 4ª série e em 2° ciclo Turmas de 5ª a 8ª série.
Atualmente o colégio proporciona ensino a 980 alunos, contando, para isso, com 180 professores e 50 funcionários.
PRINCÍPIOS FILOSÓFICOS DA ESCOLA.
1) AFIRMAÇÃO DA VIDA.
O mundo que conhecemos, sobretudo em nossa circunstância de final de século, vem impondo à humanidade indagações novas, em forma e mérito. Se já pôde este mundo, no passado, ser visto apenas como manancial a ser explorado para produzir bens, hoje requer outra compreensão. O mundo - a natureza, as relações dos homens com ela, a vida social em sentido amplo, e mesmo a criatividade humana na resolução de problemas - apresenta um traço essencial de prodigalidade, se visto desde o ângulo da afirmação da vida como valor absoluto. Decorre daí a noção de respeito à vida, à identidade grupal e pessoal e à alteridade, como uma responsabilidade individual e coletiva que se estende desde o plano das práticas escolares até o plano maior da vida social, política e econômica.
2) JUSTIÇA.
A ação dos homens no mundo deve reger-se por um sentido de justiça, compreendida como um valor de ordem essencial para a consecução de uma sociedade que considere a todos como fundamentalmente iguais entre si, porque, seguindo a perspectiva dos relatos bíblicos, a criação humana inicia em um ancestral comum - Adão. Exatamente por ser este um ideal e não uma realidade prática, a justiça deve ser exercida para todos, a todo o momento, a partir dos atos mais triviais da convivência diária - na Escola, na relação dos alunos entre si e com os professores, na relação dos professores entre si e com os alunos; na vida, na relação dos homens entre si e com a natureza - até os atos mais solenes e destacados. Está implicada aqui, uma noção de busca do esclarecimento, que orienta os julgamentos da melhor forma e tende a minimizar as injustiças, tanto no plano das relações pessoais, quanto no da relação entre a ciência e a vida.
Pode-se destacar, ainda, outros princípios que regem este Colégio, como:
Formação Permanente; Realização Pessoal; Memória. Além dos Princípios Epistemológicos, tais como: Indagação; Vinculação da teoria à ação; lnter disciplinaridade e Humanismo, bem como os princípios escolares que são: Caráter comunitário; Autonomia; Comunicação e Conhecimento.
- ORGANIZAÇÃO ESCOLAR.
A função diretiva e de controle é desenvolvida basicamente pela Direção
que é constituída por:
a) Diretor;
b) Assistente de Direção;
c) Conselho Técnico.
As funções Integradoras, Produtivas e Adaptativas são exercidas por:
a) Serviço de orientação pedagógica;
b) Serviço de Psicologia e orientação Educacional;
c) Serviço de Assistência Administrativa;
d) Serviço de Orientação Judaica;
e) Instituições;
f) Setores de apoio.
O serviço de Orientação Pedagógica, o Serviço de Psicologia e Orientação Educacional e o Serviço de Assistência Administrativa constituem as Coordenações de Grau de Ensino. Os Serviços tem por objetivo planejar, executar e avaliar o processo de ensino e aprendizagem, com vistas ao alcance dos objetivos propostos; manter a interação produtiva entre Direção, Professores, Setores de apoio, Graus de Ensino, Instituições, Pais e alunos, promovendo a integração no próprio Colégio e destes com a comunidade; avaliar os objetivos do colégio em relação às necessidades, aspirações e princípios da comunidade e da sociedade.
O Colégio está organizado, ainda, com os seguintes serviços:
g) Conselho dos pais;
h) Associação dos professores;
i) Grêmio Estudantil;
j) Setores de apoio;
k) Secretaria escolar;
l) Audiovisual;
m) Biblioteca escolar;
n) Laboratório.
- INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES.
Conforme o artigo 81 do regimento Interno do Colégio, os alunos são lotados nas turmas, considerados os termos da lei, a critério da Direção e Coordenação, não ultrapassando 35 (trinta e cinco) alunos no 1° grau e 50 (cinqüenta) alunos no 2° grau. E conforme artigo 82, a lotação máxima na Educação Infantil, por turma, atendida por um mesmo professor, é de 25 ( vinte e cinco) alunos para o nível B, 25 (vinte e cinco) alunos para o nível A e 20 (vinte) alunos para os maternais.
- METODOLOGIA.
Nosso trabalho foi dividido em duas partes.
1) visita a escola percorrendo todos os ambientes, desde salas de aula, locais de recreação e até lugares para trabalhos específicos, como sala de computação e biblioteca.
2) entrevista com a professora responsável pela disciplina de cultura hebraica. Na elaboração das perguntas utilizamos como parâmetro o material distribuído em aula “Escola eficaz, escola de qualidade: novos paradigmas para gestão da escola”.
ESCOLA DE QUALIDADE:
- EFETIVAÇÃO DO PROCESSO ENSINO – APRENDIZAGEM.
1) Como é feita a organização e articulação do currículo ?
Os currículos são elaborados pelos professores, junto aos coordenadores de disciplina e revisados anualmente.
2) Há outras práticas educativas?
Existem cursos livres, no 2ºgrau que funcionam mais ou menos como curso pré-vestibular.
3) Há uma orientação para deveres de casa?
Para o ensino médio nenhuma em especial.
4) Há uma avaliação de desempenho? E este resultado serve para a avaliação do currículo?
Os alunos tem seu desempenho avaliado sistematicamente que acaba sendo parte do currículo.
5) Há reconhecimento do sucesso acadêmico dos alunos, por parte do diretor, pais e professores?
Sempre que algum aluno ou professor se destaca em alguma área específica isto é altamente valorizado.
6) Há avaliação do desempenho dos professores?
Não, existe sempre que há algum problema, várias formas de se retomar os mesmos.
- CLIMA ESCOLAR TRANQÜILO E ORGANIZADO.
7) Como é o clima escolar?
É um clima de comunidade, uma vez que é uma escola de comunidade (ou seja pequena), o clima é bastante familiar.
8) Tem comunicação regular da escola com pais e a comunidade ?
Sem dúvida, com relação as festividades e as comunicações eventuais por problema com alunos de ordem cognitiva e de comportamento.
9) É fácil o contato de pais e professores com o diretor ?
Sim, sempre que necessário existe pronto atendimento entre todas as partes.
10) As salas de aula são organizadas ?
Sem dúvida, todas com quadro, giz, quadro branco, ventilador e limpas.
11) Existe normas e regulamentos escolares claramente definidos e assimilados?
Todas as normas e regulamentos estão claros e são trabalhados por cada etapa no início do ano.
12) Quais são as metas acadêmicas ?
Que seja possível formar um ser humano digno e capaz.
13) Existe o reconhecimento do êxito acadêmico ?
Sim, quanto ao baixo índice de reprovação e ao alto nível de aprovação no vestibular.
- ENVOLVIMENTO DE PAIS E COMUNIDADE.
14) Quais os cuidados com a saúde dos alunos?
Existe uma enfermaria e uma enfermeira durante todo o período letivo a disposição de alunos, professores e funcionários.
15) Existe uma comunicação frequente entre o corpo docente e pais sobre os objetivos da escola e o desempenho de seus filhos?
Sim, existem reuniões com pais periódicas e sempre que necessário os pais são chamados a escola para resolverem problemas individuais de cada aluno.
16) Há uma participação dos pais e da comunidade na gestão da escola ?
De maneira direta não, mas todas as sugestões quando encaminhadas são ouvidas e discutidas.
17) A escola sabe quando os pais acompanham seus filhos na aprendizagem ?
Se não, o que a escola pode fazer ?
Não, o que é prática da escola, é que quando necessário os pais são orientados a procurar ajuda paralela.
- EXCELÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS.
18) Como é a formação e experiência do docente ?
Sempre que possível e que exista oportunidade, cursos novos de especialização são realizados.
19) Tem dedicação em tempo integral ?
Não, nenhum professor da escola tem dedicação exclusiva a mesma.
20) Há um desenvolvimento contínuo dos profissionais que trabalham na escola?
A escola procura na medida do possível incentivar os professores no seu aperfeiçoamento profissional.
- SOBRE A GESTÃO ESCOLAR
21) As decisões sobre recursos são colegiadas ?
Na maioria das vezes não.
22) Há independência na captação de recursos ?
Normalmente, é papel que cabe a sociedade mantenedora da escola.
23) A escolha do diretor é por critérios técnicos ?
É um cargo de confiança da sociedade mantenedora.
24) Há uma elaboração de um plano de desenvolvimento para a escola ?
Sim, inclusive com o apoio de profissionais especialmente contratados para isso.
25) A rotina administrativa é bem definida ? Como é ?
Sim, existem profissionais que trabalham única e exclusivamente com isto.
26) Há um conhecimento e internalização da missão da escola ?
Sim, pelo fato de ser uma escola de comunidade também tem como missão o judaísmo.
- SOBRE AS INSTALAÇÕES E OS MATERIAIS
27) As instalações da escola estão bem adequadas ? e das salas de aula ?
O espaço físico da escola é pequeno para a demanda porém é um espaço bem aproveitado.
28) Há uma disponibilidade de livros - textos e outros materiais de leitura ?
Há uma biblioteca muito bem equipada, que conta com um profissional do ramo e com as indicações dos professores.
29) Existe algum tipo de manual para o professor ?
Não.
30) Há uma disponibilidade de material escolar ?
Existem os cursos de audio visual, com profissionais da área.
CONCLUSÃO
Concluímos que o colégio tem o foco na qualidade de ensino, eficiência e eficácia e que desenvolve processos em todos os seguimentos para chegar ao aperfeiçoamento dos alunos, não se prendendo só as diretrizes da Secretaria de Educação, mas atuando também em outros itens, procurando desenvolver o relacionamento entre professores, alunos, pais e direção. Tendo presente tratar-se de uma escola particular, mantida por um segmento específico da comunidade, encontramos as características de qualidade, eficiência e eficácia no desenvolvimento de suas atividades.
Fonte: arquivo pessoal.
Aula da Prof. Vanessa.
O Colégio ....... Escola de 1° e 2° graus, encontra-se na Avenida Protásio Alves, número .... no município de Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul. É administrado pelos seguintes atos oficiais:
a) Portaria de Unificação n.° 17443, de 23 de agosto de 1979, do Conselho Estadual de Educação;
b) Portaria de reconhecimento n.° 40330, de 8 de outubro de 1980, do Conselho Estadual de Educação.
O Colégio sustenta:
a) Educação Infantil;
b) Ensino de 1° grau;
c) Ensino de 2° grau.
A educação infantil é subdividida em dois níveis: O nível A é destinado para crianças bem pequenas, de dois à quatro anos, e o nível B é destinado para crianças de cinco à seis anos.
O ensino de 1° grau é subdividido em 1° ciclo - Turmas de 1ª a 4ª série e em 2° ciclo Turmas de 5ª a 8ª série.
Atualmente o colégio proporciona ensino a 980 alunos, contando, para isso, com 180 professores e 50 funcionários.
PRINCÍPIOS FILOSÓFICOS DA ESCOLA.
1) AFIRMAÇÃO DA VIDA.
O mundo que conhecemos, sobretudo em nossa circunstância de final de século, vem impondo à humanidade indagações novas, em forma e mérito. Se já pôde este mundo, no passado, ser visto apenas como manancial a ser explorado para produzir bens, hoje requer outra compreensão. O mundo - a natureza, as relações dos homens com ela, a vida social em sentido amplo, e mesmo a criatividade humana na resolução de problemas - apresenta um traço essencial de prodigalidade, se visto desde o ângulo da afirmação da vida como valor absoluto. Decorre daí a noção de respeito à vida, à identidade grupal e pessoal e à alteridade, como uma responsabilidade individual e coletiva que se estende desde o plano das práticas escolares até o plano maior da vida social, política e econômica.
2) JUSTIÇA.
A ação dos homens no mundo deve reger-se por um sentido de justiça, compreendida como um valor de ordem essencial para a consecução de uma sociedade que considere a todos como fundamentalmente iguais entre si, porque, seguindo a perspectiva dos relatos bíblicos, a criação humana inicia em um ancestral comum - Adão. Exatamente por ser este um ideal e não uma realidade prática, a justiça deve ser exercida para todos, a todo o momento, a partir dos atos mais triviais da convivência diária - na Escola, na relação dos alunos entre si e com os professores, na relação dos professores entre si e com os alunos; na vida, na relação dos homens entre si e com a natureza - até os atos mais solenes e destacados. Está implicada aqui, uma noção de busca do esclarecimento, que orienta os julgamentos da melhor forma e tende a minimizar as injustiças, tanto no plano das relações pessoais, quanto no da relação entre a ciência e a vida.
Pode-se destacar, ainda, outros princípios que regem este Colégio, como:
Formação Permanente; Realização Pessoal; Memória. Além dos Princípios Epistemológicos, tais como: Indagação; Vinculação da teoria à ação; lnter disciplinaridade e Humanismo, bem como os princípios escolares que são: Caráter comunitário; Autonomia; Comunicação e Conhecimento.
- ORGANIZAÇÃO ESCOLAR.
A função diretiva e de controle é desenvolvida basicamente pela Direção
que é constituída por:
a) Diretor;
b) Assistente de Direção;
c) Conselho Técnico.
As funções Integradoras, Produtivas e Adaptativas são exercidas por:
a) Serviço de orientação pedagógica;
b) Serviço de Psicologia e orientação Educacional;
c) Serviço de Assistência Administrativa;
d) Serviço de Orientação Judaica;
e) Instituições;
f) Setores de apoio.
O serviço de Orientação Pedagógica, o Serviço de Psicologia e Orientação Educacional e o Serviço de Assistência Administrativa constituem as Coordenações de Grau de Ensino. Os Serviços tem por objetivo planejar, executar e avaliar o processo de ensino e aprendizagem, com vistas ao alcance dos objetivos propostos; manter a interação produtiva entre Direção, Professores, Setores de apoio, Graus de Ensino, Instituições, Pais e alunos, promovendo a integração no próprio Colégio e destes com a comunidade; avaliar os objetivos do colégio em relação às necessidades, aspirações e princípios da comunidade e da sociedade.
O Colégio está organizado, ainda, com os seguintes serviços:
g) Conselho dos pais;
h) Associação dos professores;
i) Grêmio Estudantil;
j) Setores de apoio;
k) Secretaria escolar;
l) Audiovisual;
m) Biblioteca escolar;
n) Laboratório.
- INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES.
Conforme o artigo 81 do regimento Interno do Colégio, os alunos são lotados nas turmas, considerados os termos da lei, a critério da Direção e Coordenação, não ultrapassando 35 (trinta e cinco) alunos no 1° grau e 50 (cinqüenta) alunos no 2° grau. E conforme artigo 82, a lotação máxima na Educação Infantil, por turma, atendida por um mesmo professor, é de 25 ( vinte e cinco) alunos para o nível B, 25 (vinte e cinco) alunos para o nível A e 20 (vinte) alunos para os maternais.
- METODOLOGIA.
Nosso trabalho foi dividido em duas partes.
1) visita a escola percorrendo todos os ambientes, desde salas de aula, locais de recreação e até lugares para trabalhos específicos, como sala de computação e biblioteca.
2) entrevista com a professora responsável pela disciplina de cultura hebraica. Na elaboração das perguntas utilizamos como parâmetro o material distribuído em aula “Escola eficaz, escola de qualidade: novos paradigmas para gestão da escola”.
ESCOLA DE QUALIDADE:
- EFETIVAÇÃO DO PROCESSO ENSINO – APRENDIZAGEM.
1) Como é feita a organização e articulação do currículo ?
Os currículos são elaborados pelos professores, junto aos coordenadores de disciplina e revisados anualmente.
2) Há outras práticas educativas?
Existem cursos livres, no 2ºgrau que funcionam mais ou menos como curso pré-vestibular.
3) Há uma orientação para deveres de casa?
Para o ensino médio nenhuma em especial.
4) Há uma avaliação de desempenho? E este resultado serve para a avaliação do currículo?
Os alunos tem seu desempenho avaliado sistematicamente que acaba sendo parte do currículo.
5) Há reconhecimento do sucesso acadêmico dos alunos, por parte do diretor, pais e professores?
Sempre que algum aluno ou professor se destaca em alguma área específica isto é altamente valorizado.
6) Há avaliação do desempenho dos professores?
Não, existe sempre que há algum problema, várias formas de se retomar os mesmos.
- CLIMA ESCOLAR TRANQÜILO E ORGANIZADO.
7) Como é o clima escolar?
É um clima de comunidade, uma vez que é uma escola de comunidade (ou seja pequena), o clima é bastante familiar.
8) Tem comunicação regular da escola com pais e a comunidade ?
Sem dúvida, com relação as festividades e as comunicações eventuais por problema com alunos de ordem cognitiva e de comportamento.
9) É fácil o contato de pais e professores com o diretor ?
Sim, sempre que necessário existe pronto atendimento entre todas as partes.
10) As salas de aula são organizadas ?
Sem dúvida, todas com quadro, giz, quadro branco, ventilador e limpas.
11) Existe normas e regulamentos escolares claramente definidos e assimilados?
Todas as normas e regulamentos estão claros e são trabalhados por cada etapa no início do ano.
12) Quais são as metas acadêmicas ?
Que seja possível formar um ser humano digno e capaz.
13) Existe o reconhecimento do êxito acadêmico ?
Sim, quanto ao baixo índice de reprovação e ao alto nível de aprovação no vestibular.
- ENVOLVIMENTO DE PAIS E COMUNIDADE.
14) Quais os cuidados com a saúde dos alunos?
Existe uma enfermaria e uma enfermeira durante todo o período letivo a disposição de alunos, professores e funcionários.
15) Existe uma comunicação frequente entre o corpo docente e pais sobre os objetivos da escola e o desempenho de seus filhos?
Sim, existem reuniões com pais periódicas e sempre que necessário os pais são chamados a escola para resolverem problemas individuais de cada aluno.
16) Há uma participação dos pais e da comunidade na gestão da escola ?
De maneira direta não, mas todas as sugestões quando encaminhadas são ouvidas e discutidas.
17) A escola sabe quando os pais acompanham seus filhos na aprendizagem ?
Se não, o que a escola pode fazer ?
Não, o que é prática da escola, é que quando necessário os pais são orientados a procurar ajuda paralela.
- EXCELÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS.
18) Como é a formação e experiência do docente ?
Sempre que possível e que exista oportunidade, cursos novos de especialização são realizados.
19) Tem dedicação em tempo integral ?
Não, nenhum professor da escola tem dedicação exclusiva a mesma.
20) Há um desenvolvimento contínuo dos profissionais que trabalham na escola?
A escola procura na medida do possível incentivar os professores no seu aperfeiçoamento profissional.
- SOBRE A GESTÃO ESCOLAR
21) As decisões sobre recursos são colegiadas ?
Na maioria das vezes não.
22) Há independência na captação de recursos ?
Normalmente, é papel que cabe a sociedade mantenedora da escola.
23) A escolha do diretor é por critérios técnicos ?
É um cargo de confiança da sociedade mantenedora.
24) Há uma elaboração de um plano de desenvolvimento para a escola ?
Sim, inclusive com o apoio de profissionais especialmente contratados para isso.
25) A rotina administrativa é bem definida ? Como é ?
Sim, existem profissionais que trabalham única e exclusivamente com isto.
26) Há um conhecimento e internalização da missão da escola ?
Sim, pelo fato de ser uma escola de comunidade também tem como missão o judaísmo.
- SOBRE AS INSTALAÇÕES E OS MATERIAIS
27) As instalações da escola estão bem adequadas ? e das salas de aula ?
O espaço físico da escola é pequeno para a demanda porém é um espaço bem aproveitado.
28) Há uma disponibilidade de livros - textos e outros materiais de leitura ?
Há uma biblioteca muito bem equipada, que conta com um profissional do ramo e com as indicações dos professores.
29) Existe algum tipo de manual para o professor ?
Não.
30) Há uma disponibilidade de material escolar ?
Existem os cursos de audio visual, com profissionais da área.
CONCLUSÃO
Concluímos que o colégio tem o foco na qualidade de ensino, eficiência e eficácia e que desenvolve processos em todos os seguimentos para chegar ao aperfeiçoamento dos alunos, não se prendendo só as diretrizes da Secretaria de Educação, mas atuando também em outros itens, procurando desenvolver o relacionamento entre professores, alunos, pais e direção. Tendo presente tratar-se de uma escola particular, mantida por um segmento específico da comunidade, encontramos as características de qualidade, eficiência e eficácia no desenvolvimento de suas atividades.
Fonte: arquivo pessoal.
Aula da Prof. Vanessa.
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