Batalha de Stalingrado.
Foi uma batalha entre alemães e soviéticos na cidade russa de Stalingrado, da antiga União Soviética, durante a 2ª guerra mundial entre o final de 1942 e o início de 1943. Iniciando com a invasão de parte do território russo e a operação Barbarossa, onde os nazistas tinham certeza que esmagariam a URSS que ainda resistia. A cidade de Stalingrado era considerada importante por causa do seu posicionamento estratégico próximo ao Rio Voga por onde ocorriam boas rotas fluviais e ferroviárias das usinas de minério e petróleo do Cáucaso. Essas rotas levavam tudo diretamente a capital Moscou, no centro da Rússia. O objetivo de conquistar Stalingrado afetaria toda a indústria pesada soviética, fazendo com que o país entrasse em colapso.
O decorrer das tropas.
O 6º exército alemão, comandado pelo General Paulus estava encarregado do ataque. Já os soviéticos estavam comandados pelo General Chuikov no 62º exército soviético, um grande grupo destinado a Stalingrado, mesmo que em péssimas condições de saúde e armamento. Para Stalin, a prioridade máxima era a defesa da cidade. O problema era a grande evasão e deserção dos soldados porque muitos não tinham experiência em guerra e outros eram prisioneiros dos Gulags (campos de trabalho forçado), por isso teria ocorrido uma ameaça de punição por morte, se algum soldado abandonasse a frente de batalha por medo.
No final deste confronto ocorreu uma reviravolta através das ações de contraofensiva do General Zukov com 3 exércitos: Vatutin, Rokossovsky e Yeremenko. A vitória soviética empurrou para fora de Stalingrado, as tropas nazistas, através de operações chamadas de Urano e Saturno. O General Paulus queria a retirada do exército antes do auge do inverno, mas Hitler, mandou tanques blindados para reforçar a sua vontade de conquistar a cidade. O inverno era um grande agravante e dificultador dos combates, principalmente para as tropas nazistas, que muitos morreram congelados. Para os soviéticos, essa foi uma ajudinha na retomada da cidade e o seu General foi apelidado de “General Inverno”.
Nossas fontes:
BEEVOR, Antony. Ardenas 1944 – la última apuesta de Hitler, Ed. Crítica.
MATTHEWS, Rupert. Stalingrado, Mbooks.
Nenhum comentário:
Postar um comentário