quarta-feira, 31 de janeiro de 1990

Iluminismo.

Iluminismo.

Foi um movimento de um processo cultural filosófico, social, histórico e político. Originado no séc. XVII, com a Revolução Científica, pelas pesquisas de René Descartes 1596-1650, e Isaac Newton 1643-1727., mas se desenvolveu no séc. seguinte nos anos de 1700, chamados de Século das Luzes, na Europa. A França foi liderando este processo mentalmente, mas também influenciou o Sacro Império Romano Germânico, Holanda e Inglaterra. A classe privilegiada e isenta de custos era a burguesia. 

O iluminismo atingiu muitos, criando revolucionários franceses. Também chamado de movimento intelectual europeu surgido na França com a principal característica desta corrente foi defender o uso da razão sobre a fé para entender e solucionar problemas da sociedade. Acreditavam poder reestruturar a sociedade ainda presa num autoconhecimento medieval. Através de escolas do pensamento filosófico, social e político, os iluministas buscaram entender a crítica racional em todos os campos do saber humano. A defesa do conhecimento racional para desconstruir preconceitos e ideologias religiosas. elas seriam superadas pelas ideias do progresso. Os pensadores argumentavam contra as determinações mercantilistas e religiosas. Também avessos ao absolutismo e os privilégios dados a nobreza e ao clero. Abalando a estrutura política e social absolutista. 

Filósofos como Diderot e D'Alembert buscaram reunir o conhecimento produzido à luz da razão numa enciclopédia de 35 volumes (1751-1780). Participaram Montesquieu e Rousseau. Suas ideias difundiram entre a burguesia os quais tinham poder econômico. Não possuíam poder político. 

As características iluministas:

- rejeitavam a herança medieval;
- chamavam o período medieval de idade das trevas;
- esses pensadores inventaram a ideia de que nada de bom havia acontecido nessa época medieval, por isso queriam a limitação dos privilégios do clero e da igreja;
- queriam o uso das ciências para questionar doutrinas religiosas;
- na economia: eram contra o mercantilismo, achavam que o estado deveria praticar o liberalismo. Ao invés de intervir na economia, o estado deveria deixar que o mercado regulasse. 
- ideias de Adam Smith.
- na política: eram contra o absolutismo, afirmavam que o poder do rei deveria ser limitado por um conselho ou constituição.
- os súditos deveriam ter direitos e serem tratados de forma igualitária. Com isso, afirmavam que todos deveriam pagar impostos e minorias como os judeus, deveriam ser reconhecidos como cidadãos plenos.

Despotismo Esclarecido.

As ideias se espalharam até que muitos governantes buscaram implantar medidas embasadas no iluminismo para modernizar os seus respectivos estados. Isso aconteceria sem a abdicação de seu poder absoluto, mas conciliando com os interesses populares. Desse modo, aqueles governantes faziam parte do Despotismo Esclarecido. As ideias tiveram sérias implicações sócio-políticas.

Com o fim do colonialismo e do absolutismo e o liberalismo econômico, bem como a liberdade religiosa que culminou em movimentos com a Revolução Francesa em 1789. 

No Brasil, o iluminismo chegou através de publicações contrabandeadas para a colônia e também por estudantes que íam para universidades na Europa, como Coimbra em Portugal. Tiveram contato com essas ideias e difundiram no Brasil. Essas ideias passaram a questionar o próprio sistema colonial e fomentar o desejo de mudanças. Assim, o movimento influenciou os movimentos sociais brasileiros como a Inconfidência Mineira em 1789, a Conjuração Baiana em 1798 e a Revolução Pernambucana em 1817.

Principais Pensadores Iluministas:
- Montesquieu - 1689-1755.
- Voltaire - 1694-1778.
- Diderot -1713-1784.
- D'Alembert - 1717-1783.
- Rousseau - 1712-1778.
- John Locke - 1632-1704.
- Adam Smith - 1723-1790.

Boa pesquisa.

Fonte: Aula e texto da Professora Vanessa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário