sexta-feira, 17 de junho de 2022

Descobertas da Era Maurya em Tilaurakot, Kapilvastu, Nepal.

Restos do muro da Era Maurya descobertos em Tilaurakot, Kapilvastu, Nepal

Tilaurakot - uma antiga capital Shakya onde Sidarta Gautama passou a sua vida principesca antes de se tornar Buda - tem tanto importância histórica como arqueológica.

A escavação arqueológica ainda está acontecendo em Tilaurakot, Kapilvastu do sul do Nepal. Segundo os arqueólogos envolvidos na escavação, a recente descoberta de ruínas de um muro datado do Império Mauryan tem um significado arqueológico. Tijolos da era Maurya com 47 cm de comprimento, 26 a 28 cm de largura e 7 cm de espessura foram então utilizados para construir esta muralha.

Tilaurakot – uma antiga capital Shakya onde Sidarta Gautama passou a sua vida principesca antes de se tornar Buda – tem tanto importância histórica como arqueológica.

Alguns arqueólogos identificaram-no como o local do sítio histórico e longínquo de Kapilavastu.

“A parede com nove e dez camadas de tijolos foi recuperada no meio de Tilaurakot. Informação adicional será certamente descoberta quando for ao nível do solo natural”, disse Himal Uprety, oficial arqueológico do Lumbini Development Trust, como citado pelo The Kathmandu Post.

Arqueólogos do Departamento de Arqueologia e do Lumbini Development Trust começaram a escavação e exploração de Tilaurakot e áreas circundantes em 2012.

Tilaurakot
Os restos da muralha datam do Império Maurya – era. Crédito da imagem: The Katmandu Post

A história de Tilaurakot

Tilaurakot foi descoberta em 1899 e agora, os arqueólogos acreditam que foi o centro cívico do século IX a.C. até ao século III d.C. As escavações na área revelaram as ruínas de palácios, templos, monumentos, bem como esculturas, lagoas, estradas, e muito mais. Alguns acreditam que o local era a capital do Reino de Shakya e a cidade natal de Buda.

Um levantamento geofísico das instalações de Tilaurakot realizado em 2014 mostrou uma estrutura de 30m de comprimento e 30m de largura no terreno afundado e um muro à sua volta. O levantamento geofísico revelou um espaço vazio no meio, que se crê ser um lago. A nova escavação encontrou as paredes que circundam o lago, relata o jornal.

As escavações de 2016/17 revelaram os cantos sudoeste e sudeste do lago. A recente descoberta das ruínas das paredes tem ligação então a esses dois cantos, de acordo com arqueólogos envolvidos na escavação.

Dessa forma, foi escavada uma vala de um metro de largura, um metro e meio de profundidade e 24 metros de comprimento. Durante a escavação encontraram alguns vasos de terra, moedas de cobre e estátuas de animais, apoiados por tecnologia moderna. Várias estruturas e bens de cerca de 2.400 anos atrás, foram assim datados e recuperados em diferentes momentos durante as escavações.

De acordo com Bhaskar Gyawali, um oficial do Departamento de Arqueologia “tais descobertas justificam as provas históricas de Tilaurakot”.

As recentes escavações, segundo os arqueólogos, têm sido muito cruciais, pois são úteis no processo de inscrição de Tilaurakot na lista do patrimônio mundial da UNESCO, já que o governo planeja incluir Tilaurakot nessa lista.

Fonte : ancientpages

Tradução : Fatos Curiosos

Nenhum comentário:

Postar um comentário