RELATÓRIO DE RECONHECIMENTO HISTÓRICO DE CIDADES
RELATÓRIO
Este relatório propõe um estudo sobre um pouco da história destas duas cidades: Triunfo e Santo Amaro.
Ao se aproximar de Triunfo vemos rochas vulcânicas recentes cheias de pontas e buracos, o Rio Jacuí é o maior rio do Rio Grande do Sul, totalmente gaúcho, ele vem do meio do Estado em direção a Lagoa dos Patos, no oeste localizam-se as Missões de São Miguel que eram espanholas e o leste estava sendo ocupado pelos portugueses. Os portugueses queriam ocupar o rio Jacuí e conseguiram, para impedir que os espanhóis atacassem. Se os espanhóis chegassem no Jacuí, eles poderiam chegar a Porto Alegre, e de Porto Alegre, chegariam a Lagoa dos Patos. Os espanhóis tinham que bloquear a passagem, se anteciparam e invadiram o Rio Grande do Sul.
Em 1763 na cidade de Rio Grande, que foi bombardeada e tomada, a população fugiu. A base consistia em mais ou menos 6000 seis mil pessoas, que começaram a espalhar-se pelo Rio Grande do Sul, entre as cidades de Viamão, São José do Norte e Mostardas, assim, vieram então para Porto Alegre.
Em Portugal, se deram conta de que poderiam ocupar esta região com essas pessoas, e mais os açorianos que estavam chegando. O governo de Portugal começa a distribuir terras, chamadas as sesmarias na região de Triunfo. Toda a região de Triunfo foi ocupada assim, por que os espanhóis estavam por aqui. Porto Alegre, Triunfo e Cachoeira do Sul, todas cidades portuguesas, com influência açoriana. Cidades portuguesas com a presença açoriana grande. O governo de Portugal tinha que fortificar o Rio Grande do Sul, por que os espanhóis estavam vindo com certa rapidez e os portugueses estavam construindo as igrejas que serviriam como fortes.
A
igreja de Viamão, serviu de modelo para as igrejas de Santo Amaro e
Triunfo, inspiradas no mesmo estilo e seguem a mesma linha. Na praça tem um
busto de Bento Gonçalves, feita pelo escultor Dexaimer, ótimo escultor com
muitas obras no Rio Grande do Sul, depois ele foi para a Alemanha visitar os parentes. Na época em que os nazistas tomaram o poder, ele, foi uma das vítimas,
não se sabe o seu fim.
Porto Alegre, tomou-se capital pela invasão dos espanhóis, pois na época, Rio Grande era a capital, e caiu nas mãos dos espanhóis, então a capital foi transferida para Viamão, como os espanhóis dirigiram-se para Rio Pardo e Porto Alegre, o governador transferiu então a capital de, Viamão para Porto Alegre. A capital foi sendo transferida várias vezes, por causa da invasão espanhola. Quando os espanhóis foram derrotados, é que termina o ataque. Tentam conservar Rio Grande, mas não conseguem, os portugueses tinham que devolver as Missões para os espanhóis e estes devolver Rio Grande aos portugueses, fazendo uma troca. As missões eram importantes para os portugueses, porque por lá, chegava-se no Jacuí, ele é a nossa espinha dorsal, é o rio mais navegado do Brasil, de embarcações pequenas.
FOLHA COM O MAPA DAS NOVAS INVASÕES CASTELHANAS
IGREJA MATRIZ DE TRIUNFO.
Nota-se
que as igrejas de Triunfo tem o ar forte, paredes enormes e torres não muito altas, altas suficientes para de cima, ver o Jacuí numa emergência colocavam os
canhões na torre e atiravam. A igreja de Triunfo fica no ponto mais alto e
vê-se de cima todo o Jacuí, considerado ponto estratégico para a defesa da
passagem. Triunfo perdeu o altar mor porque prendeu fogo, incendiou, salvaram
o Cristo, que é a única peça original. Estão pensando em refazer o altar porque
desapareceu, já os altares laterais são originais. Visitamos a igreja, onde está
o primeiro povoador de Porto Alegre, Gerônimo de Ornelas, na Matriz de Triunfo. Igreja
do século XVIII com frontão, que é o triângulo estilo grego, o óculo com vitral
que antigamente era somente um círculo aberto, não tinha vidro. Aqui
posicionavam os canhões para a defesa. No primeiro piso perto da entrada, numa
saleta a esquerda, tinha um Cristo deitado, e no outro lado, a direita também tinha
uma saleta com o óculo. No interior da igreja, no meio, a esquerda, tem a Nossa
Senhora do Rosário do século XVIII, que estava num altar para devoção dos
negros. Na frente estava o Espírito Santo, que era a devoção típica dos açorianos,
representado pela pomba branca, neste altar, no centro, o Espírito Santo e dos
lados São Cristóvão e Santana, que é a mãe da Nossa Senhora Virgem Maria.
Cristo flagelado, com feridas bem destacadas, santo sofredor, junto dele o
espaldar de prata. Altares em estilo barroco com colunas gregas lisas, se
utilizava de escadas, porque representava a ascensão ao céu, pode ter quantos
degraus quiser, mas geralmente são sete, que significam as 3 virtudes teologais,
FÉ, ESPERANÇA e CARIDADE e as 4 virtudes cardeais, TEMPERANÇA, JUSTIÇA,
PRUDÊNCIA e FORTALEZA.
FOTO DA IGREJA
O arco do cruzeiro separa o altar mor da nave. O
altar mor é pequeno na frente e a nave é a parte de entrada da igreja, dos
lados estão dois altares do cruzeiro pequenos, com a Nossa Senhora do Rosário e o
Espírito Santo. Na lateral, em cima tinha o camarote para uso da elite, para
que assistissem a missa perto altar, como camarote em vez de púlpido. Também há
o túmulo de Gerônimo de Omelas que encontra-se quase junto do altar.
Aproveitavam o espaço da parede para fazerem túmulos para pessoas ilustres. Por
fora a igreja é azul e branca. Decoração toda barroca, os ramos são típicos do
barroco, as torres são quadradas com quatro pinhas em cima, uma em cada ponta.
O orago é Cristo. Em 19 de outubro de 1778, nesta igreja matriz, foi batizado o
líder farroupilha Bento Gonçalves da Silva, predestinado a glorificação maior
do civismo panteano do Rio Grande do Sul. Triunfo em 1985, foi o sesquicentenário da
Revolução Farroupilha. Na igreja medieval, o coro é na frente e na barroca o
coro é atrás. Igreja de Bom Jesus.
SACRAMENTO DA RECONCILIAÇÃO.
TEXTO DO JESUS CRISTO NOSSO REDENTEOR.
OS MANDAMENTOS DA IGREJA.
1º) Participar da Missa
inteira nos domingos e outras festas de guarda (Mãe de Deus: 1° de janeiro,
Corpus Christi, Imaculada Conceição: 8 de dezembro, Natal) e abster-se de
ocupações de trabalho.
2º)
Confessar-se ao menos uma vez por ano.
3º) Receber o
sacramento da Eucaristia ao menos pela Páscoa da ressureição.
4°) Jejuar e abster-se
de carne, conforme manda a Igreja (quarta-feira de cinzas e Sexta feira
santa).
5°) Ajudar a Igreja em
suas necessidades materiais, cada um conforme as próprias possibilidades.
OS MANDAMENTOS DA LEI DE DEUS.
1º) Amar a
Deus Sobre todas as coisas.
2°)
Não tomar seu Santo nome em vão.
3°)
Guardar domingos e festas de preceito.
4°)
Honrar pai e mãe.
5°)
Não matar.
6°) Não pecar contra a
castidade.
7°) Não furtar.
8°) Não levantar falso
testemunho.
9°) Não desejar a
pessoa do próximo.
10°) Não cobiçar as
coisas alheias.
A CASA DO IMPÉRIO.
Uma
casa onde se reuniam os devotos do Espírito Santo. Hoje está em ruínas. Faziam uma
festa denominada, a festa do império, que era feito um desfile e a eleição do
imperador. Conhecida no Brasil inteiro. O império sempre tinha uma sede em cada cidade e aqui era essa. Casa imperial de 1912, da corte que veio para cá.
FOTO DA CASA DO IMPÉRIO.
MUSEU FARROUPILHA.
Museu
do Bento Gonçalvez, tem uma parte que é referente aos escravos, onde
tem instrumentos que eram usados para manter o escravo em cativeiro. A casa de
Bento Gonçalves é do século XVIII, modelo açoriano, o que chamamos de
açoriano é a casa portuguesa dos açores. Fomos ao Museu na casa de Bento. Depois
vimos os casarões coloniais e a igreja barroca. Nesta casa, nasceu o Bento
Gonçalvez em 23 de setembro de 1788. Atualmente é museu, constou armas da
época, rifles, utensílios domésticos como toalhas, ferros, dobradiças,
chaleiras, fólis, máquina de matar formigas, móveis, baú, artigos de jornais,
classes escolares usadas antigamente nas escolas do interior, livros, e peças
usadas além de discos e cadernos de cobrança. Esta casa em estilo barroco com
janelas quadriculadas e no fundo tinham lápides de túmulos antigos.
FOTO DO MUSEU.
CASAS COLONIAIS.
As
casas daquela época não tinham vidraça, tinham postibulos de madeira, mais
tarde aparece a vidraça, na casa colonial a vidraça é de guilhotina, não abre
para fora nem para dentro, a vidraça levanta, sobe e desce. Tem o castilho, é o
mais antigo e mais comum, é dividido em quadradinhos, padrão geométrico. As
janelas tem função decorativa e servem para enfeite das faixadas. A simetria da
faixada tem que ser mantida. Iluminar, entrar ar e decorar servindo de adorno.
Manter o equilíbrio da faixada. A porta tem que estar da altura da janela, por
isso que as portas são exageradas dá a impressão que a população era de
gigantes. Mais ou mesmos uns cinco metros. A linha da simetria é sempre pela
janela nunca pela porta. Usa sacada curta como decoração, peças amplas e tem
janelas de guilhotina com castilho quadrado. Casa de época com estilo português
que hoje é um prédio público da administração de Triunfo. No segundo piso vemos
a madeira original inteira e uma passagem secreta que leva ao sóton com um
armário embutido para reserva de alimentos, pequenas aberturas para a visão do
jacuí, este lugar provavelmente para esconder escravos e para as pessoas
esconderem-se dos ataques estrangeiros.
FOTO DAS CASAS.
FOTO DA COMEDORIA.
TEATRO MUNICIPAL.
Faziam apresentações
para arrecadar dinheiro para a campanha dos escravos. Este é o segundo teatro
mais antigo do Rio Grande do Sul. Construído em 1848 e doado à prefeitura
municipal em 1914, com estilo barroco, onde apresentavam peças da época.
FOTO DO TEATRO.
ECLUSA DE SANTO AMARO.
A Eclusa, é um sistema
que permite a passagem de barcos de pequeno porte para a subida do rio. Este
sistema é de origem medieval e funciona até hoje. A transposição do nível local
do rio se faz com corredeiras.
FOTO DA ECLUSA.
IGREJA MATRIZ DE SANTO AMARO.
Em Santo Amaro, a igreja é sustentada por uma sesmaria, mantida e que fora doada para a instituição. A igreja é mais parecida com o forte ainda, mais pesada e tem paredões mais largos, a torre é pequena, mas suficiente para controlar o rio. As igrejas da região tem certeiras que são buracos para enfiar as espingardas e atirar. Ambas as igrejas são barrocas, mas com aspectos mais comuns a época de 1770. Pintada de branco e azul, conforme o estilo barroco, característico do período colonial. Faixada monumental por fora, mas pequena por dentro. O frontão é o contorno na parede superior da igreja, é ondulado dando a impressão de movimento.
São Bento é o santo dos estudantes, datado de 1886, com olhos de
vidro para dar a impressão de vida. Santo original. Altar lateral, colunas
salomônicas que são torcidas com anjos na parte superior, e em cima dos santos
contém um dossel. Altar lateral da esquerda, dedicado a Nª Srª do Rosário, já
no altar lateral da direita tem o símbolo da justiça que significa a justiça de Deus para qualquer santo, mas de madeira, normalmente é de pano rendado. Mas
como tem o calvário, então é justiça de Deus, e sem o calvário é justiça de
qualquer santo. Na balança tem o São Miguel, santo da Justiça. Na sacristia
encontramos uma das únicas peças que restou depois de sofrer um saque às relíquias. O hostentório de bronze dourado, onde a hóstia é colocada no óculo. Contem a
simbologia de Cristo. Cordeiro, peixes, pelicano, cruz, com cobre é (Moisés) e
este tem a base com decoração toda barroca, com frutas e flores. Altar central
tem o Santo Amaro, com mitra de bispo (chapéu) e com o báculo (bengala)
representado no auto do altar para identificar que é em sua homenagem. Logo na
entrada a esquerda, encontra-se uma grande pia batismal que é original feita
numa pedra inteira e que foi trazida de Portugal.
FOTO DA IGREJA.
PANFLETO COM A HISTÓRIA DE SANTO AMARO DO SUL (2 FOLHAS).
CASA DA BIBIANA.
Casa do fundador de Santo Amaro, 1773, solar dos Azambujas, Francisco Xavier Azambuja. Janelas
fechadas com postíbulos sem vitral. Casa grande de madeira original, onde foi
filmada a série: O TEMPO E O VENTO. Esta era a casa da Bibiana. Nas janelas
contém as conversadeiras que são bancos de cimento colados na estrutura da
janela, onde as moças sentavam para observar, conversar e paquerar. Peças bem
amplas, esta casa, serviu de sede para a maçonaria, onde faziam encontros,
reuniões e rituais num lugar escondido dentro da casa que supõe-se ficar em
baixo da sala. A casa tem muitas passagens secretas e no fundo continha uma
senzala onde escravizavam e torturavam os negros. Enterravam as pessoas no
porão da casa, mas esta passagem está lacrada.
FOTO DA CASA.
FOTO DA CASA, NA PARTE DAS CONVESADEIRAS.
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