quinta-feira, 28 de outubro de 1993

Relatório de Reconhecimento Histórico das Cidades de Triunfo e Santo Amaro, no RS.

 RELATÓRIO DE RECONHECIMENTO HISTÓRICO DE CIDADES

 

RELATÓRIO

 

Este relatório propõe um estudo sobre um pouco da história destas duas cidades: Triunfo e Santo Amaro. 

Ao se aproximar de Triunfo vemos rochas vulcânicas recentes cheias de pontas e buracos, o Rio Jacuí é o maior rio do Rio Grande do Sul, totalmente gaúcho, ele vem do meio do Estado em direção a Lagoa dos Patos, no oeste localizam-se as Missões de São Miguel que eram espanholas e o leste estava sendo ocupado pelos portugueses. Os portugueses queriam ocupar o rio Jacuí e conseguiram, para impedir que os espanhóis atacassem. Se os espanhóis chegassem no Jacuí, eles poderiam chegar a Porto Alegre, e de Porto Alegre, chegariam a Lagoa dos Patos. Os espanhóis tinham que bloquear a passagem, se anteciparam e invadiram o Rio Grande do Sul. 

Em 1763 na cidade de Rio Grande, que foi bombardeada e tomada, a população fugiu. A base consistia em mais ou menos 6000 seis mil pessoas, que começaram a espalhar-­se pelo Rio Grande do Sul, entre as cidades de Viamão, São José do Norte e Mostardas, assim, vieram então para Porto Alegre. 

Em Portugal, se deram conta de que poderiam ocupar esta região com essas pessoas, e mais os açorianos que estavam chegando. O governo de Portugal começa a distribuir terras, chamadas as sesmarias na região de Triunfo. Toda a região de Triunfo foi ocupada assim, por que os espanhóis estavam por aqui. Porto Alegre, Triunfo e Cachoeira do Sul, todas cidades portuguesas, com influência açoriana. Cidades portuguesas com a presença açoriana grande. O governo de Portugal tinha que fortificar o Rio Grande do Sul, por que os espanhóis estavam vindo com certa rapidez e os portugueses estavam construindo as igrejas que serviriam como fortes. 

A igreja de Viamão, serviu de modelo para as igrejas de Santo Amaro e Triunfo, inspiradas no mesmo estilo e seguem a mesma linha. Na praça tem um busto de Bento Gonçalves, feita pelo escultor Dexaimer, ótimo escultor com muitas obras no Rio Grande do Sul, depois ele foi para a Alemanha visitar os parentes. Na época em que os nazistas tomaram o poder, ele, foi uma das vítimas, não se sabe o seu fim.

 Atravessamos o Jacuí e pegamos a balsa para passar para o outro lado. Quando passamos, vemos, como a cidade de Triunfo tem uma posição estratégica. Está localizada em uma colina que domina o rio, e a igreja é o ponto de referência para todos que subiam e desciam o rio, guiando-se pelas torres da igreja. 

Porto Alegre, tomou-se capital pela invasão dos espanhóis, pois na época, Rio Grande era a capital, e caiu nas mãos dos espanhóis, então a capital foi transferida para Viamão, como os espanhóis dirigiram-se para Rio Pardo e Porto Alegre, o governador transferiu então a capital de, Viamão para Porto Alegre. A capital foi sendo transferida várias vezes, por causa da invasão espanhola. Quando os espanhóis foram derrotados, é que termina o ataque. Tentam conservar Rio Grande, mas não conseguem, os portugueses tinham que devolver as Missões para os espanhóis e estes devolver Rio Grande aos portugueses, fazendo uma troca. As missões eram importantes para os portugueses, porque por lá, chegava-se no Jacuí, ele é a nossa espinha dorsal, é o rio mais navegado do Brasil, de embarcações pequenas.

    MAPA

                       No mapa tem as duas linhas da invasão espanhola, uma linha que sai da Colônia de Sacramento e vai em direção a Rio Pardo, ali foi um exército espanhol, o outro exército sai de Montevidéo, entrou em Rio Grande, e tomou a cidade. Ali se fixou, fazendo com que a população fugisse para São José do Norte, Viamão e Mostardas.


FOLHA COM O MAPA DAS NOVAS INVASÕES CASTELHANAS


IGREJA MATRIZ DE TRIUNFO.


Nota-se que as igrejas de Triunfo tem o ar forte, paredes enormes e torres não muito altas, altas suficientes para de cima, ver o Jacuí numa emergência colocavam os canhões na torre e atiravam. A igreja de Triunfo fica no ponto mais alto e vê-se de cima todo o Jacuí, considerado ponto estratégico para a defesa da passagem. Triunfo perdeu o altar mor porque prendeu fogo, incendiou, salvaram o Cristo, que é a única peça original. Estão pensando em refazer o altar porque desapareceu, já os altares laterais são originais. Visitamos a igreja, onde está o primeiro povoador de Porto Alegre, Gerônimo de Ornelas, na Matriz de Triunfo. Igreja do século XVIII com frontão, que é o triângulo estilo grego, o óculo com vitral que antigamente era somente um círculo aberto, não tinha vidro. Aqui posicionavam os canhões para a defesa. No primeiro piso perto da entrada, numa saleta a esquerda, tinha um Cristo deitado, e no outro lado, a direita também tinha uma saleta com o óculo. No interior da igreja, no meio, a esquerda, tem a Nossa Senhora do Rosário do século XVIII, que estava num altar para devoção dos negros. Na frente estava o Espírito Santo, que era a devoção típica dos açorianos, representado pela pomba branca, neste altar, no centro, o Espírito Santo e dos lados São Cristóvão e Santana, que é a mãe da Nossa Senhora Virgem Maria. Cristo flagelado, com feridas bem destacadas, santo sofredor, junto dele o espaldar de prata. Altares em estilo barroco com colunas gregas lisas, se utilizava de escadas, porque representava a ascensão ao céu, pode ter quantos degraus quiser, mas geralmente são sete, que significam as 3 virtudes teologais, FÉ, ESPERANÇA e CARIDADE e as 4 virtudes cardeais, TEMPERANÇA, JUSTIÇA, PRUDÊNCIA e FORTALEZA.

 

FOTO DA IGREJA

 

                    O arco do cruzeiro separa o altar mor da nave. O altar mor é pequeno na frente e a nave é a parte de entrada da igreja, dos lados estão dois altares do cruzeiro pequenos, com a Nossa Senhora do Rosário e o Espírito Santo. Na lateral, em cima tinha o camarote para uso da elite, para que assistissem a missa perto altar, como camarote em vez de púlpido. Também há o túmulo de Gerônimo de Omelas que encontra-se quase junto do altar. Aproveitavam o espaço da parede para fazerem túmulos para pessoas ilustres. Por fora a igreja é azul e branca. Decoração toda barroca, os ramos são típicos do barroco, as torres são quadradas com quatro pinhas em cima, uma em cada ponta. O orago é Cristo. Em 19 de outubro de 1778, nesta igreja matriz, foi batizado o líder farroupilha Bento Gonçalves da Silva, predestinado a glorificação maior do civismo panteano do Rio Grande do Sul. Triunfo em 1985, foi o sesquicentenário da Revolução Farroupilha. Na igreja medieval, o coro é na frente e na barroca o coro é atrás. Igreja de Bom Jesus.

 

SACRAMENTO DA RECONCILIAÇÃO.

 

TEXTO DO JESUS CRISTO NOSSO REDENTEOR.

 

OS MANDAMENTOS DA IGREJA.

 

1º) Participar da Missa inteira nos domingos e outras festas de guarda (Mãe de Deus: 1° de ­janeiro, Corpus Christi, Imaculada Conceição: 8 de dezembro, Natal) e abster-se de ocupações de trabalho.

2º) Confessar-se ao menos uma vez por ano.

3º) Receber o sacramento da Eucaristia ao menos pela Páscoa da ressureição.

4°) Jejuar e abster-se de carne, conforme manda a Igreja (quarta-feira de cinzas e Sexta ­feira santa).

5°) Ajudar a Igreja em suas necessidades materiais, cada um conforme as próprias possibilidades.

 

OS MANDAMENTOS DA LEI DE DEUS.

 

1º) Amar a Deus Sobre todas as coisas.

2°) Não tomar seu Santo nome em vão.

3°) Guardar domingos e festas de preceito.

4°) Honrar pai e mãe. 

5°) Não matar.            

6°) Não pecar contra a castidade.

7°) Não furtar.           

8°) Não levantar falso testemunho.

9°) Não desejar a pessoa do próximo.

10°) Não cobiçar as coisas alheias.

 

A CASA DO IMPÉRIO.

 

Uma casa onde se reuniam os devotos do Espírito Santo. Hoje está em ruínas. Faziam uma festa denominada, a festa do império, que era feito um desfile e a eleição do imperador. Conhecida no Brasil inteiro. O império sempre tinha uma sede em cada cidade e aqui era essa. Casa imperial de 1912, da corte que veio para cá.

 

FOTO DA CASA DO IMPÉRIO.

 

MUSEU FARROUPILHA.

 

Museu do Bento Gonçalvez, tem uma parte que é referente aos escravos, onde tem instrumentos que eram usados para manter o escravo em cativeiro. A casa de Bento Gonçalves é do século XVIII, modelo açoriano, o que chamamos de açoriano é a casa portuguesa dos açores. Fomos ao Museu na casa de Bento. Depois vimos os casarões coloniais e a igreja barroca. Nesta casa, nasceu o Bento Gonçalvez em 23 de setembro de 1788. Atualmente é museu, constou armas da época, rifles, utensílios domésticos como toalhas, ferros, dobradiças, chaleiras, fólis, máquina de matar formigas, móveis, baú, artigos de jornais, classes escolares usadas antigamente nas escolas do interior, livros, e peças usadas além de discos e cadernos de cobrança. Esta casa em estilo barroco com janelas quadriculadas e no fundo tinham lápides de túmulos antigos.

 

FOTO DO MUSEU.

  

CASAS COLONIAIS.

 

As casas daquela época não tinham vidraça, tinham postibulos de madeira, mais tarde aparece a vidraça, na casa colonial a vidraça é de guilhotina, não abre para fora nem para dentro, a vidraça levanta, sobe e desce. Tem o castilho, é o mais antigo e mais comum, é dividido em quadradinhos, padrão geométrico. As janelas tem função decorativa e servem para enfeite das faixadas. A simetria da faixada tem que ser mantida. Iluminar, entrar ar e decorar servindo de adorno. Manter o equilíbrio da faixada. A porta tem que estar da altura da janela, por isso que as portas são exageradas dá a impressão que a população era de gigantes. Mais ou mesmos uns cinco metros. A linha da simetria é sempre pela janela nunca pela porta. Usa sacada curta como decoração, peças amplas e tem janelas de guilhotina com castilho quadrado. Casa de época com estilo português que hoje é um prédio público da administração de Triunfo. No segundo piso vemos a madeira original inteira e uma passagem secreta que leva ao sóton com um armário embutido para reserva de alimentos, pequenas aberturas para a visão do jacuí, este lugar provavelmente para esconder escravos e para as pessoas esconderem-se dos ataques estrangeiros.

 

FOTO DAS CASAS.


FOTO DA COMEDORIA.  

 

TEATRO MUNICIPAL. 


            Faziam apresentações para arrecadar dinheiro para a campanha dos escravos. Este é o segundo teatro mais antigo do Rio Grande do Sul. Construído em 1848 e doado à prefeitura municipal em 1914, com estilo barroco, onde apresentavam peças da época.

 

FOTO DO TEATRO.

 

ECLUSA DE SANTO AMARO.

 

                A Eclusa, é um sistema que permite a passagem de barcos de pequeno porte para a subida do rio. Este sistema é de origem medieval e funciona até hoje. A transposição do nível local do rio se faz com corredeiras.

 

FOTO DA ECLUSA.

 

IGREJA MATRIZ DE SANTO AMARO.

 

                Em Santo Amaro, a igreja é sustentada por uma sesmaria, mantida e que fora doada para a instituição. A igreja é mais parecida com o forte ainda, mais pesada e tem paredões mais largos, a torre é pequena, mas suficiente para controlar o rio. As igrejas da região tem certeiras que são buracos para enfiar as espingardas e atirar. Ambas as igrejas são barrocas, mas com aspectos mais comuns a época de 1770. Pintada de branco e azul, conforme o estilo barroco, característico do período colonial. Faixada monumental por fora, mas pequena por dentro. O frontão é o contorno na parede superior da igreja, é ondulado dando a impressão de movimento. 

                São Bento é o santo dos estudantes, datado de 1886, com olhos de vidro para dar a impressão de vida. Santo original. Altar lateral, colunas salomônicas que são torcidas com anjos na parte superior, e em cima dos santos contém um dossel. Altar lateral da esquerda, dedicado a Nª Srª do Rosário, já no altar lateral da direita tem o símbolo da justiça que significa a justiça de Deus para qualquer santo, mas de madeira, normalmente é de pano rendado. Mas como tem o calvário, então é justiça de Deus, e sem o calvário é justiça de qualquer santo. Na balança tem o São Miguel, santo da Justiça. Na sacristia encontramos uma das únicas peças que restou depois de sofrer um saque às relíquias. O hostentório de bronze dourado, onde a hóstia é colocada no óculo. Contem a simbologia de Cristo. Cordeiro, peixes, pelicano, cruz, com cobre é (Moisés) e este tem a base com decoração toda barroca, com frutas e flores. Altar central tem o Santo Amaro, com mitra de bispo (chapéu) e com o báculo (bengala) representado no auto do altar para identificar que é em sua homenagem. Logo na entrada a esquerda, encontra-se uma grande pia batismal que é original feita numa pedra inteira e que foi trazida de Portugal. 

 

FOTO DA IGREJA.

 

PANFLETO COM A HISTÓRIA DE SANTO AMARO DO SUL (2 FOLHAS).

 

CASA DA BIBIANA.

 

              Casa do fundador de Santo Amaro, 1773, solar dos Azambujas, Francisco Xavier Azambuja. Janelas fechadas com postíbulos sem vitral. Casa grande de madeira original, onde foi filmada a série: O TEMPO E O VENTO. Esta era a casa da Bibiana. Nas janelas contém as conversadeiras que são bancos de cimento colados na estrutura da janela, onde as moças sentavam para observar, conversar e paquerar. Peças bem amplas, esta casa, serviu de sede para a maçonaria, onde faziam encontros, reuniões e rituais num lugar escondido dentro da casa que supõe-se ficar em baixo da sala. A casa tem muitas passagens secretas e no fundo continha uma senzala onde escravizavam e torturavam os negros. Enterravam as pessoas no porão da casa, mas esta passagem está lacrada.

 

FOTO DA CASA.

 

FOTO DA CASA, NA PARTE DAS CONVESADEIRAS.

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