terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Raízes dos conflitos entre Rússia e a Ucrânia.

Conheça as raízes ancestrais dos conflitos entre Rússia e Ucrânia

As pessoas afirmam que o conflito entre Rússia e Ucrânia está relacionado apenas à entrada do país na Otan, e as crises mais recentes, como a anexação da Criméia à Rússia. 

Ou ainda aponta os problemas que os dois países tiveram durante a existência da União Soviética, inclusive com a grande fome da Ucrânia (Holodomor). Acontece porém que as relações entre Russos e ucranianos sempre foi controversa desde a era antiga, quando ambos os países fizeram parte do Império Russo.

Para mostrar a você as raízes dessas dessas disputas são muito mais antigas do que você imagina e como o passado é capaz de afetar o presente, vamos mostrar algumas informações e histórias a respeito desses dois países que são impressionantes.

 

A Rússia de Kiev. Rússia e Ucrânia já foram do mesmo Império antes da URSS

 

Os primeiros fatos que vamos aprender que estão se apresentando ocorreram quando existia uma grande disputa entre as tribos do leste europeu e Asiáticos. Para se ter uma ideia, estamos falando dos Rus, que seriam tanto ascendentes dos Russos quanto dos ucranianos,, e curiosamente, a capital do Império não era Moscou.

Na época Kiev, que é a moderna capital da Ucrânia, era considerada a grande Metrópole de todas as cidades russas. Tanto que nessa época a Rússia era chamada de Rússia de Kiev, até que ela foi destruída pelo neto de Genghis Khan, líder da hoste Mongol.

Depois disso, os Mongóis mantiveram esse domínio por muitos anos, até que as cidades Russas, então desorganizadas, conseguissem se unir novamente e marchassem contra os conquistadores, expulsando-os dos territórios.

Foi a partir dessa retomada que o ducado de Moscou foi se tornando cada vez mais importante e acima de tudo, que as bases para o Czarismo foram lançadas. Nesse sentido, diversos dos povos menores próximos à Rússia foram considerados pequenos Russos, e então incorporador política e culturalmente. 

Vistas dentro da União Soviética como iguais, os dois países foram os principais signatários da sua criação e da sua dissolução. Apesar das divergências e de mágoas extremamente justificadas, com opressão e uma verdadeira guerra cultural entre a Rússia e Ucrânia, sempre existiu equilíbrio entre elas, o que foi modificado com a influência direta dos Estados Unidos nas questões ucranianas.

 

A criação da OTAN até hoje

 A OTAN (organização do tratado do Atlântico Norte) é uma aliança militar capitaneada pelos Estados Unidos, com diversos países associados e com o objetivo de conter o avanço da União Soviética contra os países ocidentais, pois logo depois do fim da Segunda Guerra Mundial, existia o receio do ocidente de que a união Soviética viesse a atacar.

Por isso mesmo a OTAN foi criada, mas curiosamente ela não deixou de existir quando a União Soviética deixou de existir em 1991. Pelo contrário, a OTAN tem crescido ano a ano e está associando países cada vez mais próximos da fronteira russa.

Logicamente não pode ser utilizado como justificativa para o que está ocorrendo no momento, pois ainda existem diversas questões de caráter político na Ucrânia, que incluem o crescimento de um extrema direita e a eleição de um humorista como presidente.

Como você pode ver, esse conflito é muito mais antigo do que parece e tem muito mais vertentes do que parece. Por isso é tão importante estudar história e compreender a realidade desses países.

fonte: fatoscuriosos.club

Nenhum comentário:

Postar um comentário