domingo, 30 de janeiro de 2022

Cernunnos, o Deus céltico.

Quem é Cernunnos, o Deus celtico que apareceu em um Sábado Qualquer?

Um Sábado Qualquer são tirinhas de autoria de Carlos Ruas, onde entre outros personagens e situações temos o Deus cristão, juntamente com outras deidades pagãs, em situações comuns  e divertidas de mesa de bar no chamado Boteco dos Deuses. Esse boteco recebeu um novo cliente, Cernunnos.

Cernunnos é um deus do Panteão céltico, muito comum na parte Continental, e possui para si uma fama muito interessante e misteriosa, como muito do que é relacionado a essa cultura e a esse agrupamento de povos que a antropologia e a história agrupa como Celtas, mas que não eram unificados, como os egípcios e os romanos.

Vamos falar um pouco mais sobre o que sabemos a respeito deste Deus, suas influências e como ele se tornou parte importante de uma vertente neopagã com influências celtas com seguidores até  hoje em dia, a Wicca.

Quem é Cernunnos e por que ele é importante?

Cernunnos tem sido um dos maiores mistérios da arqueologia e da antropologia, já que, como muitas das informações que chegam para nós a respeito dos antigos celtas são, basicamente, descrições e outros povos, especialmente os romanos, com quem os povos celtas tiveram uma longa história de guerra.

Essa longa guerra teve como resultado a conquista romana de praticamente todos os territórios dessas tribos, menos da Irlanda.

Cernunnos é sempre descrito como um deus de aspecto masculino, com chifres de cervo na cabeça e sentado com as pernas cruzadas, no que é chamado de posição búdica, geralmente cercado de grande fartura, como grãos e a cornucópia e com diversos animais ao seu redor, o que faz com ele seja associado à fartura e a união do humano com o natural.

Para se ter uma ideia da amplitude desta figura, encontrou-se vestígio do culto a ele em 1700, durante uma reforma na Catedral de Notre Dame.

Antes de ser cristianizada, Paris já era uma cidade grande, e por isso mesmo não é exatamente surpreendente encontrar uma associação direta a Cernunnos na França.

Agora a grande representação relacionada a esta figura é o caldeirão de Gundestrup. Esse Caldeirão de prata possui diversas imagens ao seu redor e uma delas é a representação mais conhecida desse deus hoje em dia, cercado de animais, segurando uma cobra em uma mão e o torque, símbolo de poder dentre os celtas, na outra, sempre com chifres de cervo.

Qual a relação dele com as religiões neopagãs atuais?

 

Apesar da pouca documentação, Cernunnos ganhou grande importância dentro de algumas religiões neopagãs que se baseiam em conceitos da cultura celta. Dentro da Wicca ele é considerado a representação do masculino, O Deus, consorte da Deusa, que morre no inverno para renascer na primavera.

 Existem linhas de pensamento, por outro lado, que dizem que, na verdade, Cernunnos não seria um deus, e sim um sábio em comunhão extrema com a natureza.

Existem, inclusive, interpretações que associam a figura de Cernunnos com práticas espirituais que a antropologia convenciona chamar de xamanismo, onde o líder religioso é induzida a um estado alterado de consciência por plantas ou outras substâncias para buscar visões espirituais, necessárias para o bem-estar e a sobrevivência da comunidade.

É sempre importante que muitas dessas interpretações não podem ser qualificadas como históricas, já que são fruto de devoção religiosa e menos relacionada a qualquer evidência arqueológica.

Curtiu saber mais sobre ele? O que mais você quer conhecer sobre os antigos celtas? Comente com a gente.

fonte: fatoscuriosos.club

Nenhum comentário:

Postar um comentário