Grande mosaico romano é descoberto pelo MOLA em Londres
A equipe do MOLA estava escavando um local situado perto de Shard onde descobriram um mosaico com dois painéis altamente decorados.
Uma equipe de arqueólogos do MOLA (Museu de Arqueologia de Londres) anunciou a descoberta de um mosaico romano. Um dos maiores mosaicos preservados descobertos em Londres há mais de 50 anos.
Londres Romana (Londinium) foi estabelecida em 47 d.C. em torno de um ponto estreito no rio Tamisa. No final do século I d.C., Londinium tinha se expandido rapidamente e se tornou uma das maiores cidades da Britânia Romana, substituindo Camulodunum (Colchester) como capital provincial.
Durante o século II d.C., Londinium tinha então atingido o seu auge com cerca de 45.000-60.000 habitantes. A cidade continha um grande fórum e basílica (uma das maiores do Império Romano a norte dos Alpes), vários complexos balneários e templos. Bem como um anfiteatro, o Palácio dos Governadores (Praetorium) e muitas casas geminadas (domus).
Descoberta do mosaico
A equipe do MOLA estava escavando um local situado perto de Shard em preparação para a construção do Liberty of Southwark, um novo espaço cultural para escritórios e casas, onde descobriram um mosaico com dois painéis altamente decorados. Sendo compostos por pequenos azulejos coloridos colocados dentro de um piso de mosaico vermelho.
O maior dos painéis retrata flores coloridas rodeadas por faixas de um motivo de fio entrelaçado conhecido como guilhoche. Bem como vários elementos geométricos e padrões que o Dr. David Neal, um perito em mosaicos romanos atribuiu ao “grupo Acanthus”. O painel menor é mais simples no desenho, com nós de Salomão, duas flores estilizadas e motivos geométricos em vermelho, branco e preto.
Arqueólogos sugerem então que o mosaico pode ter sido colocado na sala de jantar de uma mansão romana. Um ‘motel’ de luxo que oferece alojamento e instalações de jantar para correios e funcionários do estado que viajam de e para Londres. A pegada completa do edifício ainda está sendo descoberta, contudo, os resultados atuais sugerem que se tratava de um complexo muito grande, com múltiplos quartos e corredores em redor de um pátio central.
Remodelação ao longo dos anos
Embora o painel de mosaico maior possa ser datado do final do século II ao início do século III d.C., a sala esteve claramente em uso durante um período de tempo mais longo. Vestígios de um mosaico anterior por baixo do painel sugerem a remodelação da sala ao longo dos anos.
Henrietta Nowne, Diretora de Desenvolvimento Sênior, U+I, afirmou: “O local Liberty of Southwark tem uma história rica. No entanto, nunca esperávamos uma descoberta a esta escala ou significado. Estamos empenhados em celebrar o patrimônio de todos os nossos sítios de regeneração, por isso é brilhante que tenhamos conseguido desenterrar um belo e importante espécime cultural no centro de Londres que será agora preservado para que possa ser desfrutado pelas gerações vindouras”.
fonte: fatoscuriosos.club
Nenhum comentário:
Postar um comentário