A Grande Biblioteca Sakya abriga 84.000 pergaminhos que permaneceram intocados por centenas de anos
Uma das bibliotecas antigas mais incríveis que se pode encontrar está localizada dentro do mosteiro Sakaya no Tibete. A grande biblioteca Sakaya abriga 84.000 pergaminhos que permaneceram intocados por centenas de anos!
Examinados pela Academia Tibetana de Ciências Sociais, agora se sabe que esses preciosos pergaminhos antigos contêm valioso conhecimento sobre uma variedade de assuntos.
Biblioteca do Mosteiro de Sakya. Crédito: Richard Mortel – CC BY 2.0
De acordo com o estudioso indiano da língua e cultura tibetana, Das Sharat Chandra (1849 – 1917) “a grande biblioteca de Sakya, está nas prateleiras ao longo das paredes do grande salão do Lhakhang chen-po. Aqui estão preservados muitos volumes escrito em letras douradas; as páginas têm seis pés de comprimento por quarenta e cinco de largura. Na margem de cada página há iluminuras, e os primeiros quatro volumes contêm imagens de mil Budas.
Esses livros são encadernados em ferro. Eles foram preparados sob as ordens do imperador Kublai Khan e apresentados ao Phagpa lama em sua segunda visita a Pequim.
Também é preservado neste templo uma concha com espirais girando da esquerda para a direita [em tibetano, Ya chyü dungkar], um presente de Kublai a Phagpa. Só é soprado pelos lamas quando o pedido é acompanhado por um presente de sete onças de prata; mas para explodi-lo, ou tê-lo queimado, é considerado um ato de grande mérito.” 1
Ao pesquisar mais informações sobre esta incrível biblioteca, às vezes posta no estado da mídia social
manuscritos secretos no mosteiro Sakaya detalham mais de 10.000 anos de história humana. Também é afirmado que esta é “possivelmente a maior biblioteca do mundo na história distante do planeta. Foi descoberta atrás de uma enorme parede”. 2
Isso seria realmente extraordinário se fosse verdade, mas é? Ao pesquisar a história do mosteiro e sua biblioteca, nós aqui em Ancient Pages podemos dizer que não encontramos nenhuma evidência que apóie essas afirmações.
Mosteiro de Sakya, Sakya, Tibete. Crédito: Moszczynski – Domínio Público
É possível, embora não confirmado, que alguns dos pergaminhos mantidos na biblioteca Sakya podem ter sido transferidos de Nalanda, um dos mais elogiados centros de aprendizado do mundo antigo .
“Na época em que a primeira universidade européia foi estabelecida em Bolonha, em 1088, Nalanda havia oferecido ensino superior a milhares de estudantes de países asiáticos por mais de seiscentos anos.
A universidade foi uma obra-prima arquitetônica e ambiental. Tinha oito complexos separados, 10 templos, salas de meditação, salas de aula, lagos e parques. ” 3
Sabemos que o mosteiro Sakaya foi fundado em 1073 por Konchok Gyelpo, que fundou a Escola Sakya de Budismo Tibetano.
“A tradição Sakaya, fundada pelos Drogmi, um dos principais mestres tântricos da Universidade Vikramsila, em Shigatse, na província de tsang do Tibete, é uma das principais seitas do budismo tibetano. Mais tarde, Khon Konchok Gayalpo, a disciplina dos Drogmi, construiu o primeiro mosteiro Sakaya no Tibete. Ao contrário da outra tradição, esta seita possui algumas características especiais em relação à linhagem da família Khon.
Khon é o nome de uma família ou grupo de indivíduos que se acreditava ser o progenitor da família divina ou celestial. Além disso, este detentor da linhagem desempenhou um papel significativo na propagação e desenvolvimento do budismo em seu continente, bem como em seus países vizinhos, como China, Mongólia e a atual região de Ladakh (Índia). ” 4
A biblioteca Sakya oferece uma quantidade incrível de conhecimento. Crédito: CC BY 2.0
–O Grande Mosteiro Sakya já teve 500 monges. No entanto, as tensões políticas impossibilitaram a permanência no mosteiro. No final de 1959, restavam apenas 36 monges idosos e grande parte do mosteiro foi destruída durante a Revolução Cultural. “No momento, há um total de 205 monges compreendendo a escola, faculdade e mosteiro que estão praticando a união do Sutra e do Tantra em meio a instalações suficientes.” 5
Segundo o site oficial do Mosteiro Sakya, a grande biblioteca está aberta e visa facilitar aos alunos todos os tipos de livros de qualquer escola de filosofia de todos os tempos.
A grande biblioteca do Sakya não é muito conhecida e não se vangloria de sua existência para o mundo exterior, mas é sem dúvida um vasto repositório de conhecimento.
Os que buscam o conhecimento genuíno tendem a encontrar seu caminho para lugares onde existe conhecimento, e vale a pena visitar a grande biblioteca Sakya, se tiver a chance.
Fonte : ancientpages
Texto Original : Jan Bartek
Tradução : Fatos Curiosos
Nenhum comentário:
Postar um comentário