Moeda de Réis da época do Império é encontrada em Fazenda Nova.
Uma moeda de cobre, cunhada em 1828, foi encontrada na Fazenda Nova, popular Capoeiras, pelo jovem Camilo Monção. O achado foi por volta do ano 2000 e ele guardou sem ter noção de que se tratava. Quando ele procurou saber da moeda foi que descobriu que se tratava de uma moeda da época de D. Pedro I.
HISTÓRIA
A moeda de 80 Réis Imperial foi cunhada em 1828, na Casa da Moeda do Rio de Janeiro, na época capital da corte de Dom Pedro I. A moeda ostenta os símbolos nacionais do novo regime Império do Brasil.
O anverso estampa o valor de 80 Réis, circundado por tulipas e pela inscrição: “Petrus I D G Const Impet Perp Bras Def”, que significa “Pedro I, por graça de Deus, Imperador Constitucional e Perpétuo Defensor do Brasil”.
No reverso, há o brasão de armas do Império ladeado por ramo de café e de fumo e encimado pela inscrição “In hoc signo vinces”, tradução latina de frase grega que significa “Por este sinal conquistarás”. Os ramos representam a agricultura da época.
O brasão de armas do Império, utilizado de 1822 a 1889, é constituído de três elementos: esfera armilar, cruz da Ordem de Cristo e listel azul orlado de prata, carregado de 19 estrelas igualmente prateadas, que representa as dezenove províncias da época.
Camilo ficou contente com a relíquia mas se aparecer um numismático interessado ele afirma que faz negócio, dependendo da proposta que receber.
fonte: https://folhasebastianense.blogspot.com/2013/06/moeda-de-reis-da-epoca-do-imperio-e.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário