segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Gobekli Tepe - Turquia.

 


Fonte da  imagem acima: https://www.hurriyetdailynews.com/gobeklitepe-that-altered-history

Gobekli Tepe na Turquia ficou conhecido como o templo mais antigo do mundo. O mistério que envolve está na complexidade geométrica da disposição da estrutura. O templo está localizado em Sanliurfa na Turquia. A datação do sítio arqueológico remete ao Período do Neolítico. Nesta época, pensava-se que o homem ainda não dominava certas técnicas, atividades e métodos mais sofisticados de construção. Acredita-se que este templo seja um santuário e pode ter pelo menos 11,5 mil anos. O local é composto por blocos de pedras (chamados megalíticos), organizado em círculos e grandes pilares com mais ou menos 5,5 metros de altura e adornados com desenhos e esculturas de animais selvagens. 


O sítio arqueológico foi descoberto em 1994, pelo Professor alemão Klaus Schmidt. O cientista Gil Haklay da Autoridade de Antiguidades de Israel e o Professor Avi Gopher do Departamento de Arqueologia e Civilizações Antigas do Oriente Próximo, da Universidade de Tel Aviv, encontraram evidências que a obra foi feita de como uma construção só e de uma vez.


Com a ajuda de um algoritmo para investigar as características do desenho, puderam verificar que o santuário está disposto em forma de um triângulo equilátero, indicando que havia uma intenção na construção da obra.


O Professor Gopher disse que a complexidade é incomum para a época e a pesquisa abre portas para outras interpretações. A hipótese foi publicada no periódico de arqueologia Cambridge Archaeological Journal.

Acreditava-se que essas habilidades não ocorriam nos caçadores e coletores do Neolítico. Essas construções mostram o uso de uma arquitetura retangular. A pesquisa mostra que esse padrão foi usado neste período e este local foi construído muito antes das pirâmides do Egito.

Fonte: bbc.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário