segunda-feira, 4 de maio de 2020

Navio romano de 2 mil anos é encontrado na Croácia.

UM NAVIO ROMANO DE 2.000 ANOS: CONFIRA IMAGENS DA PRINCIPAL DESCOBERTA DA CROÁCIA NO SÉCULO 21

A embarcação impressiona por seu comprimento de mais de 5 metros e pelo estado de preservação de grande parte de sua estrutura
FABIO PREVIDELLI PUBLICADO EM 06/05/2020

Local onde o navio foi descoberto
Local onde o navio foi descoberto - Grad Poreč

No início da semana, pesquisadores localizaram no sítio arqueológico Porta de Mar, na Croácia, resquícios de um navio romano que foi naufragado há 2.000 anos — o achado foi considerado a principal descoberta arqueológica do país no século 21 pela imprensa croata, em decorrência à sua preservação e informações sobre a forma que o transporte marítimo se desenvolveu na antiguidade.
Agora, novas imagens impressionantes da embarcação, que ficou preservada graças a lama presente na região — que tomou a estrutura, impossibilitando a oxigenação e conservando a madeira —, foram reveladas.
Os restos encontrados têm cerca de 5 metros de comprimento e 1,7 metro de largura, além de conter um mastro e uma vela em sua estrutura original. Em entrevista ao Archeology.org, um dos arqueólogos presentes na escavação, Bartolić Sirotić, explicou que os elementos originais que possibilitam a identificação da embarcação permaneceram intactos, sendo “principalmente o molde, as costelas e a quilha".
A equipe acredita que o navio teve uma única vela e provavelmente era um pequeno barco de pesca particular. Os chamados 'navios costurados' são característicos dos construtores navais do norte do Adriático no século I d.C., e apresentavam pranchas no casco externo que eram essencialmente costuradas, usando cordas e pregos de madeira conhecidos como 'pontos'.
Confira as imagens abaixo.

Parte da estrutura da embarcação / Créditos: Grad Poreč



Pesquisadores registram a descoberta do navio naufragado / Créditos: Grad Poreč



Equipe de pesquisadores que descobriu o navio / Créditos: Grad Poreč



Parte do casco do navio / Créditos: Grad Poreč



Estrutura da embarcação / Créditos: Grad Poreč

Abaixo reportagem do dia 04 de maio de 2020.

PESQUISADORES ENCONTRAM NAVIO ROMANO NAUFRAGADO NA CROÁCIA, A MAIOR DESCOBERTA DO SÉCULO NO PAÍS

A embarcação impressiona por seu comprimento de mais de 5 metros e possui os traços necessários para uma análise profunda de suas características
WALLACY FERRARI PUBLICADO EM 04/05/2020
Pontos estruturais da embarcação descoberta na Croácia
Pontos estruturais da embarcação descoberta na Croácia - Grad Poreč
Um navio de madeira localizado no sitio arqueológico Porta de Mar, na Croácia, está sendo apontado como a principal descoberta arqueológica do país no século 21 pela imprensa croata, em decorrência à sua preservação e informações sobre a forma que o transporte marítimo se desenvolveu na antiguidade.
O sítio arqueológico é situado na cidade de Ístria, que compõe a região histórica de Dalmatia, conhecida por ser fundada por romanos e ter edifícios com a arquitetura característica de seus fundadores. Também com semelhanças a engenharia romana, o navio naufragado foi desenterrado na antiga orla da cidade.


Pesquisadores registram a descoberta do navio naufragado / Créditos: Grad Poreč


Os resquícios do navio se mantiveram preservados graças a lama presente na região, que tomou a estrutura, impossibilitando a oxigenação e conservando as madeiras. Os restos encontrados têm cerca de 5 metros de comprimento e 1,7 metro de largura, além de conter um mastro e uma vela em sua estrutura original.
Em entrevista ao Archeology.org, um dos arqueólogos presentes na escavação, Bartolić Sirotić, explicou que os elementos originais que possibilitam a identificação da embarcação permaneceram intactos, sendo “principalmente o molde, as costelas e a quilha". Cabe à equipe avaliar os resquícios e verificar qual foi a função histórica do navio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário