terça-feira, 7 de abril de 2020

Super Lua Rosa, é a maior do ano de 2020 e atinge a proximidade máxima da Terra..

LUA

Superlua Rosa brilhará no céu nesta terça: satélite atinge proximidade máxima da Terra

A noite desta terça-feira (7/4) promete um espetáculo no céu. A partir das 18h50, vai acontecer o fenômeno conhecido como Superlua Rosa. Isso ocorre quando, simultaneamente, o satélite se encontra na sua fase cheia e quando está mais próximo da Terra em sua órbita elíptica.
Durante a ocorrência do fenômeno, o satélite parecerá mais brilhante e até 7% maior do que a lua cheia "normal". A lua aparentará estar maior porque estará em seu ponto mais próximo da Terra em 2020 (356.907 km). Essa proximidade também deve interferir no comportamento das marés, que devem ficar mais altas ou mais baixas que a média, dependendo da região do planeta.
Apesar do nome, a lua não ficará cor-de-rosa. O fenômeno foi batizado assim em referência a flores do gênero Phlox, que florescem nos Estados Unidos e Canadá no início da primavera no hemisfério norte. O termo foi criado por antigas tribos indígenas norte-americanas.
Já a expressão "superlua" foi cunhada em 1979. Ela se refere a uma lua nova ou cheia que ocorre dentro de 90% do perigeu, seu ponto mais próximo da Terra. Em 31 de outubro,  ocorrerá o oposto: a lua cheia coincidirá com o apogeu, seu ponto mais distante da terra. Na ocasião, o satélite parecerá 13,8% menor do que a média.

Fontes: Space.com e Observador
Imagem: Shutterstock.com
Abaixo o mesmo tema com fonte diferente.

SUPERLUA ROSA: FENÔMENO QUE ACONTECE NESTA SEMANA É A MAIOR SUPERLUA DE 2020

O espetáculo iluminará os céus de modo único entre os dias 7 e 9 de abril
VANESSA CENTAMORI PUBLICADO EM 06/04/2020
Imagem da Lua
Imagem da Lua - NASA
Lua irá proporcionar um verdadeiro espetáculo entre os dias 7 e 9 de abril (terça e quinta-feira), quando ela irá se apresentar como o fenômeno da Superlua Rosa. O nosso satélite natural estará tão brilhante e estonteante que será a maior superlua de 2020. 
Vale lembrar, porém, que a Lua não estará literalmente rosa. Na verdade, a expressão Superlua Rosa foi dada em homenagem à uma planta selvagem dos Estados Unidos, a Phlox Subulata — uma espécie rosada que floresce nesta época do ano.
Mesmo assim, o fenômeno promete ser imperdível, já que o céu estará bem mais iluminado do que o normal. A Superlua Rosa começará no dia 7, quando a Lua entrará no perigeu, ou seja, assim que sua órbita se aproximar da Terra.
Nessa situação de perigeu, ela ficará cerca de 15% maior e 30% mais brilhante do que quando está no apogeu — ponto mais distante da trajetória da Lua ao redor da Terra. Desse modo, o céu fica bem mais iluminado com o brilho do luar. 
Superlua fotografada pela NASA / Crédito: NASA 

O perigeu é um fenômeno normal, que ocorre a cada 28 dias. Só que o diferencial da superlua é que nela essa aproximação acontece exatamente quando a Lua está cheia. Já quando falamos em uma Superlua Rosa, diferentemente de apenas uma superlua, a visão é bem maior e mais iluminada. Isso porque a Lua está bem mais próxima da Terra do que em outras luas cheias. 
O auge do fenômeno da Superlua Rosa irá acontecer na quarta-feira, 8, quando a Lua estará cheia em sua totalidade. Para acompanhar, o ideal é que você esteja em um ponto alto ou com visão livre do horizonte. Seu espetáculo particular será bem mais grandioso, já que a Lua parece bem maior quando colocada em contraste com edifícios e árvores que estão à frente.
Mas, também é possível observar a superlua quanto ela estiver alta no céu, com um efeito um pouco mais reduzido. O segredo é olhar para o cosmos a partir do lado leste, desde onde ocorre o pôr do sol, assim você não perde a Superlua Rosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário