segunda-feira, 6 de abril de 2020

Em 1992, iniciava a Guerra da Bósnia.

HÁ 28 ANOS, COMEÇAVA A BRUTAL GUERRA DA BÓSNIA

Com mais de 200 mil vítimas, o conflito ficou marcado na história como o mais duradouro e violento na Europa depois da Segunda Guerra
PAMELA MALVA PUBLICADO EM 06/04/2020

Campo de concentração sérvio criado para aprisionar croatas e bósnios durante o conflito
Campo de concentração sérvio criado para aprisionar croatas e bósnios durante o conflito - Wikimedia Commons

Na Iugoslávia do começo dos anos 1990, enquanto o mundo se recuperava da Guerra Fria, os povos se preparavam para um novo conflito. Iniciada em 6 de abril de 1992, a Guerra da Bósnia envolveu países como a Croácia e a atual Sérvia.
Há 28 anos, com o fim do regime socialista, as diferentes repúblicas que formavam a Iugoslávia emergem, buscando independência. Um dos movimentos nacionalistas mais fortes da época vinham da Bósnia.
O movimento separatista bósnio não foi bem visto pelos sérvios e, assim, o conflito teve início na região da Bósnia e Herzegovina. Na época, a Iugoslávia já sofria com a independência da Croácia e Eslovênia.

Momento da assinatura do Acordo de Dayton, em Paris em 1995 / Crédito: Wikimedia Commons


A Guerra da Bósnia ficou conhecida por ser o conflito mais duradouro e violento na Europa desde a Segunda Guerra Mundial. Em 1.606 dias de batalhas, cerca de 200 mil militares e civis morreram, e mais de 1 milhão de pessoas perderam suas casas.
Em 1995, a aliança entre croatas e bósnios já ocupava a maioria territorial do país e, ameaçados, os sérvios assinaram o armistício. A guerra chegou ao fim oficialmente em 14 de dezembro, quando o Acordo de Dayton em Paris foi assinado pelas partes.
Segundo relatórios daquele mesmo ano, feitos pela Agência Central de Inteligência, 90% dos crimes ocorridos na guerra foram cometidos pelos sérvios. Entre as transgressões estavam a perseguição de minorias étnicas, massacres e genocídio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário