sexta-feira, 17 de abril de 2020

Dom João VI, o assustador apetite do rei do Brasil.

DOM JOÃO VI: O ASSUSTADOR APETITE DO REI DO BRASIL

O rei e sua esposa Carlota Joaquina se esbaldavam com 12 pratos por dia durante o jantar
DANIELA BAZI PUBLICADO EM 17/04/2020
Dom João VI (1767-1826)
Dom João VI (1767-1826) - Wikimedia Commons
Dom João VI foi rei do Reino Unido de Portugal, do Brasil e Algarves. Nascido em 1767, casou-se com Carlota Joaquina em 1785 para continuar uma política de paz entre a Espanha e Portugal.
Vivendo um relacionamento infeliz, Carlota e Dom João não dividiram nem o mesmo teto aqui no Brasil. Entretanto, a mesa de jantar de cada um deles contava com pelo menos 12 pratos. O banquete era dividido em duas terrinas de sopa, cozido, arroz, quatro guisados, dois assados e duas massas. Além de fruta, pão, queijo e doce. 
Dom João VI e Carlota Joaquina tiveram nove filhos, onde oito chegaram a idade adulta. / Créditos: Wikimedia Commons

O almoço do rei também não era nada balançeado. Eram servidos três frangos sem molho, acompanhados de fatias de pão torrado sem manteiga, com quatro ou cinco laranjas-da-baía para completar a refeição. Em seus lanches da tarde, Dom João voltava a devorar três frangos e mais algumas laranjas-da-baía ou mangas.
Segundo a historiadora portuguesa e gerente de negócios do Museu Imperial de Petrópolis (RJ) Ana Roldão em entrevista ao ISTOÉ, “Dom João descascava cinco mangas depois de comer três frangos. Eu vi a camisola de dom João. Dá para ver que ele era um homem grande e aí entende-se o tamanho de seu apetite.”
No entanto, vale destacar que a caricatura do rei português com coxas de frango fritas saindo pelos bolsos talvez seja exagerada, e não passe de um mito criado pela oposição. Mas há registros de que o monarca gostava do prato. Fontes dizem que comia seis frangos por dia, com torradas. Os mercadores do Rio de Janeiro reclamavam da ucharia, a dispensa real, por comprar todos os galináceos disponíveis na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário