sábado, 11 de janeiro de 2020

Onde foi parar o corpo fuzilado de Osama Bin Laden?

ONDE FOI PARAR O CORPO FUZILADO DE OSAMA BIN LADEN?

Morto em 2011, o grande inimigo dos Estados Unidos teve um final controverso
JOSEANE PEREIRA PUBLICADO EM 11/01/2020
Retrato de Osama Bin Laden
Retrato de Osama Bin Laden - Getty Images
Entre as muitas dúvidas sobre a trajetória de Osama Bin Laden, está o destino dado ao seu corpo após a morte por fuzilamento no Paquistão, em 2 de maio de 2011. Segundo os oficiais norte-americanos, o corpo de Bin Laden foi tratado com respeito e de acordo com a tradição islâmica, sendo enterrado no mar poucas horas depois de sua morte.
Fuzilado a tiros durante uma operação no Paquistão denominada Netuno Spear, Bin Laden foi levado ao Afeganistão para exames de DNA e testes de reconhecimento facial — uma fotografia de seu corpo foi enviada à sede da CIA em Virgínia, chegando a uma taxa de semelhança de 95%.
Bin Laden no canal Al-Jazeera / Crédito: Getty Images

Após isso, o corpo de 1,93 metros de altura foi levado para o convés do porta-aviões norte-americano USS Carl Vinson. Enrolado em um lençol branco, ele teria sido colocado em uma prancha e jogado em direção ao mar da Arábia. Segundo um agente de defesa dos Estados Unidos, "(...) um oficial militar leu observações religiosas preparadas, que foram traduzidas para o árabe por um falante nativo".
Por que no mar?
Muçulmanos questionaram o enterro no mar, afirmando que ele só seria apropriado no caso de alguém que faleceu em viagem marítima. Mohammed Qudah, professor de direito islâmico da Universidade da Jordânia, argumentou à agência de notícias Associated Press que o enterro de Bin Laden no mar faria sentido caso não houvesse ninguém para receber o corpo e enterrá-lo segundo a tradição.
"Não é verdade nem correto afirmar que não havia ninguém no mundo muçulmano pronto para receber o corpo de Bin Laden", afirmou Qudah. Duas razões para o enterro foram dadas pelos norte-americanos: não havia tempo para negociar com outras nações, e eles não queriam que seu local de descanso virasse um santuário.
"As autoridades americanas me dizem que a última coisa que eles querem é que seu local de enterro se torne um santuário terrorista. Para evitar isso, uma fonte informada me diz, a intenção é enterrar seu corpo no mar - não deixando local definitivo para o descanso final de seu corpo", registrou Jonathan Karl, da ABC, na época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário