ENIGMÁTICA PEDRA VIKING É DECIFRADA POR ARQUEÓLOGOS SUECOS
Especialistas descobriram que, na realidade, a poderosa rocha Rök demonstrava a preocupação dos escandinavos com mudanças climáticas
DANIELA BAZI PUBLICADO EM 09/01/2020, ÀS 16H16
Uma nova análise feita na famosa relíquia viking conhecida como pedra Rök revelou o real significado da inscrição presente na famosa rocha, que intriga pesquisadores há décadas. A pedra foi erguida no final dos anos 800, no sul do centro da Suécia, perto do lago Vattern. Diversas teorias afirmavam que as escrituras faziam referência ao rei nórdico Theodoric, o Grande.
Contudo, essa afirmação foi contestada por alguns especialistas, como o professor Holmberg, da Universidade de Gotemburgo, em sua pesquisa publicada no ano de 2016, onde afirmou que “A ideia de que a pedra Rök menciona o imperador gótico Theodoric se baseia em um pequeno erro de leitura em uma grande parte do pensamento nacionalista”.
Desde então, pesquisas foram realizadas para descobrir o real significado da pedra Rök. Agora, uma equipe de especialistas de três universidades suecas apresentaram uma nova teoria. De acordo com os estudos, a relíquia descreve a dor de pais escandinavos com os corações partidos por terem perdido seus filhos devido ao frio extremo que ocorreu no século 6.
Na época, moradores escandinavos perderam suas vidas devido a baixa temperatura que atingiu a região, causada após uma série de erupções vulcânicas. Como consequência, culturas foram devastadas, a fome se instaurou e diversas espécies foram perdidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário