terça-feira, 26 de novembro de 2019

Afresco erótico de rainha espartana é encontrado em Pompeia.

AFRESCO ERÓTICO DE RAINHA ESPARTANA É ENCONTRADO EM POMPEIA

A cena provocativa entre Leda e Zeus foi apresentada ao público pela primeira vez
PAMELA MALVA PUBLICADO EM 26/11/2019
O trabalho minucioso de escavar o afresco
O trabalho minucioso de escavar o afresco - Ministério do Patrimônio Cultural e Atividades
Um afresco que retrata uma cena erótica da mitologia grega foi encontrado e exposto ao público pela primeira vez em Pompeia. Bem preservada, a pintura mostra uma relação entre a rainha espartana Leda e Zeus - em forma de Cisne.
A obra foi encontrada em 2018, durante escavações no sítio arqueológico Rego V, que tem 21,8 hectares, em uma antiga casa. Para os arqueólogos, a residência pertencia a um comerciante rico, já que, na época, ter afrescos em casa era uma forma de demonstrar o nível de conhecimento cultural do proprietário.
O afresco representando Leda e Zeus disfarçado / Crédito: Ministério do Patrimônio Cultural e Atividades 

Cenas eróticas e provocativas, como a da pintura, eram comuns nas decorações das casas em Pompeia, ainda mais considerando que a rainha era uma importante personagem da mitologia. No artefato encontrado, especificamente, Leda é engravidada por Júpiter, o deus romano, disfarçado como cisne.
Segundo o mito grego, a rainha espartana foi seduzida — para alguns, estuprada — por Zeus, o Júpiter, enquanto ele se disfarçava do animal com penas brancas. Dessa relação, teriam nascido Helena de Troia e os gêmeos Castor e Pollux. No mito, os pais das crianças eram tanto o deus romano, quando o rei de Esparta.
Outras obras parecidas foram encontradas durante a restauração da mesma casa onde estava o afresco. Uma pintura de Priapo, o deus grego da fertilidade, foi uma delas. Na representação, o personagem da mitologia estava pesando sua genitália.

Nenhum comentário:

Postar um comentário