segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Rota de peregrinação de 2 mil anos é encontrada em Jerusalém.

ROTA DE PEREGRINAÇÃO DE DOIS MIL ANOS É ENCONTRADA EM JERUSALÉM

Construída por Pôncio Pilatos, a rua perdida ligava o Monte do Templo ao Reservatório de Siloé
ISABELA BARREIROS PUBLICADO EM 21/10/2019
A pintura mostra a antiga passagem que liga o Monte do Templo ao Reservatório de Siloé
A pintura mostra a antiga passagem que liga o Monte do Templo ao Reservatório de Siloé - Domínio Público
Arqueólogos encontraram uma rua datada de aproximadamente dois mil anos que funcionava como rota de peregrinação na região, ligando o Monte do Templo e o Reservatório de Siloé. A descoberta foi feita pela Autoridade de Antiguidades de Israel em conjunto com a Universidade de Tel Aviv, depois de seis anos de escavações em Jerusalém.
A rua tinha 600 metros de comprimento e oito de largura. Segundo os pesquisadores, a  grande extensão indica que aquela era uma pavimentação especial. "Se fosse uma passagem simples que ligasse o ponto A ao ponto B, não seria necessário construir uma rua tão grande", disse Joe Uziel, arqueólogo da Autoridade de Antiguidades de Israel.
“No mínimo, [a rua] tem oito metros de largura. Isso, combinado com a pedra finamente esculpida e os 'móveis' ornamentados como um pódio ao longo da rua, tudo indica que aquela era uma rua especial”, completa.
Crédito: A. Peretz/IAA

O local também está coberto por moedas que foram encontradas embaixo das pedras que pavimentavam o chão. "Datar usando moedas é muito exato", disse o autor e arqueólogo Donald Ariel, da Autoridade de Antiguidades de Israel. “Como algumas moedas têm o ano em que foram cunhadas, isso significa que a rua foi construída no mesmo ano ou pouco tempo depois”, completa.
Neste caso, as moedas datam de 31 d.C., o que tornou-se evidência para que os arqueólogos afirmassem que a rua foi construída no período do governo de Pôncio Pilatos, que foi de 26 a 36 d.C. Ele é famoso por ter presidido o julgamento de Jesus Cristo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário