quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Projéteis de 45 mil anos são descobertos no Sri Lanka.

PROJÉTEIS DE 45 MIL ANOS SÃO DESCOBERTOS NO SRI LANKA

Feitas de quartzo, as ferramentas são importantes evidências para definir a primeira ocupação humana no país
ISABELA BARREIROS PUBLICADO EM 03/10/2019
None
- PLOS ONE
Pesquisadores encontraram na Caverna Fa Hein, localizada no distrito de Kalutara, no Sri Lanka, pequenas ferramentas feitas de quartzo de aproximadamente 45 mil anos. O resultado do estudo foi publicado na revista científica Plos One.
Acredita-se que elas foram feitas para serem usadas como projéteis em lanças, no intuito de caçar, capturar e matar os animais que habitavam as árvores das florestas da região, como macacos e esquilos. Os arqueólogos afirmam que serão necessárias mais pesquisas para afirmar a utilidade das armas.
A importância na descoberta está no fato de que, anteriormente, especialistas pensavam que a presença das densas selvas tropicais no país dificultava a propagação da humanidade na região. Eles consideravam o ambiente hostil para os seres humanos, oferecendo desafios tanto para viajar quanto para somente viver no local.
Agora, com o achado, o entendimento é de que a espécie pode ter se espalhado de maneira mais fácil do que se imaginava.
“Encontramos evidências claras para a produção de ferramentas de pedra "miniaturizadas" ou ‘micrólitos’ em Fa-Hien Lena, local com as primeiras evidências de ocupação humana no Sri Lanka”, explica Oshan Wedage, arqueólogo do Instituto Max Planck para a Ciência da História Humana, da Alemanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário