NECRÓPOLE ROMANA DE 2 MIL ANOS É DESCOBERTA NA FRANÇA
Encontrado por arqueólogos na cidade de Narbone, local era utilizado para enterramentos elaborados
JOSEANE PEREIRA PUBLICADO EM 10/10/2019
Arqueólogos do Inrap (Instituto Nacional de Pesquisa Arqueológica Preventiva) encontraram uma necrópole romana datada do século 1 ao 3 em Narbone, França. Com 50 mil m², o sítio está bem preservado graças ao lodo de um braço do rio Aude. “Isso nos dá um local estratificado, com profundidade de até 3 metros", afirmou Valérie Bel, diretora de escavações. Ela espera reconstruir as práticas funerárias no local.
Segundo Dominique Garcia, diretora do Inrap, a necrópole oferece um “panorama” dos ritos, crenças e modos de viver dos romanos que ocuparam a Gália. Acompanhando as tumbas, estão pequenos objetos como conchas, vasos de terracota, comida e lâmpadas de óleo, “que atendem ao rito de inversão, marcando a separação entre dia e noite, vida e morte”, afirma Valérie Bel.
O local fúnebre foi desenterrado graças a escavações preventivas para a construção de uma residência nos arredores da cidade. Extendido por um orçamento de seis milhões de euros, o projeto de escavação permitirá que mais informações sejam coletadas e enriqueçam as coleções de um futuro museu local, dedicado à ocupação romana de Narbone.
Nenhum comentário:
Postar um comentário