EM CORES: O ÚLTIMO GRANDE BAILE DOS ROMANOV
Enquanto os aristocratas dançavam, as tensões sociais continuavam crescendo ao longo do território russo. Confira as imagens colorizadas!
REDAÇÃO PUBLICADO EM 13/10/2019
Em 1903, o Tsar Nicolau II organizou um baile para comemorar os 290 anos de sua dinastia, os Romanov. Como uma das famílias mais antigas e poderosas da Europa, os Romanov lideraram o Império Russo por séculos. A opulência do baile no Palácio de Inverno, em São Petersburgo, fez jus a família que, na época, melhor representava o minguante absolutismo europeu.
O baile foi um festival extremamente luxuoso e saudosista, com muitos aristocratas — inclusive o próprio Czar e a Czarina — utilizando roupas que remontavam aos séculos anteriores, quando as monarquias ainda eram de fato absolutas por todo o continente.
A festa contou com quase 400 membros da aristocracia russa cravejados de joias. O traje de Nicolau e da Czarina Alexandra eram inspirados nos de Alexey Mikhailovic, imperador russo do século 17, e sua esposa. O vestido da imperatriz, com decorações em diamante e esmeralda (inclusive com uma enorme pedra verde no peito), valeria, nos valores atuais, cerca de 10 milhões de euros.
Enquanto os aristocratas dançavam, as tensões sociais continuavam crescendo ao longo do território russo. O cunhado do Czar, Grão-Duque Alexander Mikhailovic, depois recordou: “enquanto dançávamos, trabalhadores faziam greve em São Petersburgo e uma grande nuvem se formava sobre o extremo oriente russo”. Mikhailovic conseguiu escapar da Revolução Bolchevique de 1917, mas o Czar e sua família não tiveram a mesma sorte, sendo assassinados pelos revolucionários em 1918.
Confira algumas fotos do baile coloridas artificialmente pela artista russa Olga Shirnina.
Saiba mais com a obra Os Románov, de Simon Sebag Montefiore (2018).
Nenhum comentário:
Postar um comentário