quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Vikings nunca usaram capacetes com chifres.

VIKINGS NUNCA USARAM CAPACETES COM CHIFRES

A tradicional imagem de guerreiros nórdicos usando chifres é pura ficção. Entenda como surgiu a lenda!
SIMONE BITAR PUBLICADO EM 26/09/2019
None
- Reprodução
Há registros de que os celtas e alguns povos germânicos usavam capacetes com chifres. Mas sua função era apenas cerimonial, enfeitando a cabeça de sacerdotes. Os vikings podem até ter utilizado ornamentos semelhantes em eventos religiosos. 
Estátua de Rollo em Falaise, França / Crédito: Wikimedia Commons
Mas, durante lutas, chifres teriam sido pouco práticos – acrescentariam peso inútil aos capacetes e seriam fáceis de arrancar. A quantidade pequena de capacetes vikings encontrados, aliás, indica que nem todos eles usavam esse equipamento – talvez só os homens da linha de frente. 
Mas de onde surgiu, então, a relação entre chifres e vikings?
Em 1820, numa edição do livro A Saga de Frithiof, que conta lendas escandinavasmedievais, um pintor sueco se baseou em indumentárias germânicas para retratar os vikings. As ilustrações trazem os guerreiros usando capacetes com chifres (e perucas por baixo deles).
Crédito: Reprodução
Outra suspeita é de que a confusão tinha se espalhado graças a uma obra do compositor alemão Richard Wagner. Encenações de O Anel dos Nibelungos (série de quatro óperas escritas entre 1848 e 1874) representavam os nórdicos como homens que vestiam peles e usavam elmos chifrudos.
Isso teria ajudado o imaginário europeu a atribuir essas características a qualquer povo considerado bárbaro. Nada mais longe da realidade...

Nenhum comentário:

Postar um comentário