terça-feira, 10 de setembro de 2019

257 pegadas de neandertais de 80 mil anos são encontradas na França.

257 PEGADAS NEANDERTAIS DE 80 MIL ANOS SÃO ENCONTRADAS NA FRANÇA

Antes da descoberta, eram conhecidas apenas nove impressões datadas desse período
ISABELA BARREIROS PUBLICADO EM 10/09/2019.
None
- Dominique Cliquet/AFP
Um grupo de arqueólogos franceses anunciou na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) uma descoberta que pode ampliar o que sabemos sobre os Neandertais. Foram descobertas 257 pegadas no sítio arqueológico de Le Rozel, na região da Normandia, na França.
O estudo foi publicado nesta segunda-feira (9) e sugere que o grupo era composto por volta de 10 a 13 pessoas, principalmente de crianças e adolescentes. Eles estavam acompanhados de alguns adultos, acredita-se, do sexo masculino e muito altos. Os pesquisadores inferem isso após análises no tamanho dos pés gravados na areia.
Crédito: Dominique Cliquet/AFP
“As pegadas dos Neandertais são relativamente mais amplas, sobretudo a meio do pé, do que as dos Homo sapiens, que têm um pé mais robusto e um arco menos pronunciado”, diz Jérémy Duveau, paleoantropólogo do Museu Nacional de História Natural da França e um dos co-autores do estudo.
O cientista comenta que eles tiveram muita sorte em encontrar as pegadas nesse estado de conservação. Segundo ele, os vestígios podem ser vistos hoje devido à ação do vento na região — a areia teria os preservado assim que eles foram feitos pelos Neandertais.
Além das pegadas, foram encontradas também oito impressões de mãos e seis indícios de animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário