domingo, 23 de junho de 2019

Neoclassicismo – final 1780.



Neoclassicismo – final 1780.

Retomada de novo da arte clássica onde ele se afirma e se legitima com a tradição artística, onde se constrói em cima da tradição clássica grega. O neoclassicismo se constrói de forma diferente do renascimento. O novo elemento é a retomada para exaltar os grandes monumentos. Temos que destacar que ele emerge junto com a ideologia Neoliberal que fundamenta a Revolução Francesa de 1789, que busca a constituição de um Estado Democrático, independente da Igreja, é o fim do regime monárquico absolutista = onde o rei governava sem tempo limitado com plenos poderes. Agora é uma república onde o governante é eleito pelo povo. Isto emerge junto com a ideologia iluminista, os mentores que de certa forma preparam a Revolução Francesa. O Neoclassicismo surge como arte pedagógica de ensinamento e vai se caracterizar por trabalhar muito com a história. Recuperar o passado, como forma de ensinamento para o presente. As pinturas terão temas relacionados à República Romana, onde os valores republicanos e patrióticos serão exaltados. Isto tudo com o intuito de construir uma nova sociedade, mais justa e menos opressora.

Começa-se s transformar-se rapidamente, uma transformação visível do êxodo rural, onde o camponês vai para a cidade em busca de emprego nas industrias. Com isso Voltaire critica as condições da igreja, questionando os dogmas e as explicações acerca fenômenos da realidade.

Quadro O Juramento dos Horácios do artista Davi = juramento à república romana. Os soldados ocupam 2/3 da obra, enquanto as mulheres estão em tamanho menor, e elas choram por que seus homens podem morrer na guerra. A fidelidade à república está acima de qualquer sentimento frágil. Com cena teatral – cenário de teatro, com colunatas simétricas e que de certa forma dá estruturação a própria cena. Retomada do valor da beleza idealizada, harmonia, composição limpa onde o espectador tinha uma visão ampla da cena.



Obra: O Juramento dos Horácios.
Por: Jacques-Louis David, 1784.
Encontra-se no Museu do Louvre em Paris.
Corresponde ao período Neoclássico.
Abaixo a foto que tirei no Museu.


Ingres foi discípulo de Davi. Davi pinta O Rapto das Sabinas.


Na obra O Primeiro Cônsul, do autor Davi, mostra Napoleão atravessando os Alpes, caráter escultório do cavalo de Napoleão. 

O tema é histórico, que expressa os valores republicanos, então a arte tem finalidade política e religiosa, com intuito de transformar a sociedade francesa. República com valores liberais. Por um lado ele recupera o valor da tradição clássica grega e a clássica romana e por outro lado recupera sua história política, ideológica e ao mesmo tempo a sua noção de beleza com o intuito de transformar a sociedade.

Na Arquitetura.

Vemos o Arco do Triunfo construído por Napoleão devido a uma batalha que ele venceu. Napoleão apropria-se de uma série de símbolos para imortalizar-se como imperador e general e para nunca ser esquecido.

A pintura de Napoleão em seu cavalo possui uma mesclagem do romano romântico e da própria forma artística.

A tradição clássica no neolclassicismo ainda está revestida da noção de beleza, mas também tem um caráter bastante romantizado.







fonte: resumo do curso de História da Arte. Arquivo pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário