Neoclassicismo – final 1780.
Retomada de novo da arte
clássica onde ele se afirma e se legitima com a tradição artística, onde se
constrói em cima da tradição clássica grega. O neoclassicismo se constrói de
forma diferente do renascimento. O novo elemento é a retomada para exaltar os
grandes monumentos. Temos que destacar que ele emerge junto com a ideologia
Neoliberal que fundamenta a Revolução Francesa de 1789, que busca a
constituição de um Estado Democrático, independente da Igreja, é o fim do
regime monárquico absolutista = onde o rei governava sem tempo limitado com
plenos poderes. Agora é uma república onde o governante é eleito pelo povo.
Isto emerge junto com a ideologia iluminista, os mentores que de certa forma
preparam a Revolução Francesa. O Neoclassicismo surge como arte pedagógica
de ensinamento e vai se caracterizar por trabalhar muito com a história.
Recuperar o passado, como forma de ensinamento para o presente. As pinturas
terão temas relacionados à República Romana, onde os valores republicanos e
patrióticos serão exaltados. Isto tudo com o intuito de construir uma nova
sociedade, mais justa e menos opressora.
Começa-se s transformar-se
rapidamente, uma transformação visível do êxodo rural, onde o camponês vai para
a cidade em busca de emprego nas industrias. Com isso Voltaire critica as
condições da igreja, questionando os dogmas e as explicações acerca
fenômenos da realidade.
Quadro O Juramento dos
Horácios do artista Davi = juramento à república romana. Os soldados
ocupam 2/3 da obra, enquanto as mulheres estão em tamanho menor, e elas choram
por que seus homens podem morrer na guerra. A fidelidade à república está acima
de qualquer sentimento frágil. Com cena teatral – cenário de teatro, com
colunatas simétricas e que de certa forma dá estruturação a própria cena.
Retomada do valor da beleza idealizada, harmonia, composição limpa onde o
espectador tinha uma visão ampla da cena.
Encontra-se no Museu do Louvre em Paris.
Corresponde ao período Neoclássico.
Obra: O Juramento dos Horácios.
Por: Jacques-Louis David, 1784.Encontra-se no Museu do Louvre em Paris.
Corresponde ao período Neoclássico.
Abaixo a foto que tirei no Museu.
Na obra O Primeiro Cônsul,
do autor Davi, mostra Napoleão atravessando os Alpes, caráter escultório
do cavalo de Napoleão.
O tema é histórico, que expressa
os valores republicanos, então a arte tem finalidade política e religiosa, com
intuito de transformar a sociedade francesa. República com valores liberais.
Por um lado ele recupera o valor da tradição clássica grega e a clássica romana
e por outro lado recupera sua história política, ideológica e ao mesmo tempo a
sua noção de beleza com o intuito de transformar a sociedade.
Na Arquitetura.
Vemos o Arco do Triunfo
construído por Napoleão devido a uma batalha que ele venceu. Napoleão
apropria-se de uma série de símbolos para imortalizar-se como imperador e
general e para nunca ser esquecido.
A pintura de Napoleão em seu cavalo possui uma mesclagem do romano romântico e da própria forma artística.
A tradição clássica no neolclassicismo ainda está revestida da noção de beleza, mas também tem um caráter bastante romantizado.
A pintura de Napoleão em seu cavalo possui uma mesclagem do romano romântico e da própria forma artística.
A tradição clássica no neolclassicismo ainda está revestida da noção de beleza, mas também tem um caráter bastante romantizado.
fonte: resumo do curso de História da Arte. Arquivo pessoal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário