O Azerbaijão é uma das ex-repúblicas da União Soviética, está localizado no extremo leste do continente europeu, situado na montanhosa região do Cáucaso. Seu território limita-se com a Geórgia, Rússia, Turcomenistão, Irã e Armênia, além de ser banhado pelo Mar Cáspio.
A religião islâmica é seguida pela maioria, consequência da ocupação de turcos, árabes e persas.
A independência do Azerbaijão foi conquistada no dia 30 de agosto de 1991, após a fragmentação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. O país é membro da Comunidade dos Estados Independentes (CEI).
O país entrou em conflito com a vizinha Armênia em 1991, o motivo foi pela posse do território de Nagorno-Karabakh. Durante o confronto, aproximadamente 500 mil azerbaijanos ficaram desabrigados. Outro fator agravante foi a economia do país, que se encontrava devastada pela guerra e pelo colapso do regime comunista soviético, que provocou quedas significativas no Produto Interno Bruto (PIB) na primeira metade da década de 1990.
Nos últimos anos, o Azerbaijão voltou a investir em exploração de petróleo e gás natural no mar Cáspio (considerada a terceira maior reserva petrolífera do mundo). Com isso, o país apresentou significativo crescimento econômico. Outra atividade econômica de grande relevância desenvolvida no território nacional é a agricultura.
CURIOSIDADES
-A primeira fogueira conhecida na história da humanidade, datada de 700.000 a 500.000 anos atrás, foi descoberta na caverna Azikh, a maior caverna do Azerbaijão.
-O chá é a bebida mais popular no Azerbaijão.
-O Museu do Tapete do Azerbaijão foi inaugurado em 2014 em Baku. A arquitetura do edifício tem a forma de um tapete gigante enrolado.
-A família Nobel da Noruega, que criou os muito elogiados prémios Nobel, adquiriu grande parte de sua fortuna a partir da indústria petrolífera do Azerbaijão no século XIX.
-O cavalo karabakh – conhecido pela sua velocidade sem esforço, inteligência e resistência – é o animal nacional do Azerbaijão.
-Garry Kasparov, ex-campeão mundial de xadrez, nasceu na capital do Azerbaijão, Baku.
fonte: Elson Godoi, by facebook.
Nenhum comentário:
Postar um comentário