Villa la Rotonda, Vicenza, Itália
É uma das obras-primas do Renascimento italiano. Seu nome oficial é Villa Capra, que se refere aos seus últimos proprietários: os irmãos Odorico e Mario Capra.
Sua importância reside em sua simetria absoluta. Seu plano é quadrado e está inscrito em um círculo perfeito. Suas quatro fachadas contam com galeria ou loggia, acessada por escada. Depois de acessá-lo, por qualquer um desses quatro pontos de entrada, passa-se por um pequeno corredor que termina em uma sala central coberta por uma cúpula. Sem dúvida, a perfeição e representação dos ideais do Humanismo.
Construído por Paolo Almerico, que o encomendou a Andrea Palladio em 1566-1567, foi concluído por Vincenzo Scamozzi em 1605 para os dois irmãos Capra, que o adquiriram em 1591.Andrea Palladio pretendia coroar a Villa La Rotonda com uma alta cúpula semicircular. Mas Vincenzo Scamozzi (que supervisionou a conclusão, após a morte de Palladio em 1580) projetou uma cúpula inferior com um óculo (destinado a ser aberto para o céu) inspirado no Panteão de Roma.
Os Afrescos interiores são de Giambattista Tiepolo.
La Rotonda, como ficou conhecido mais tarde, é um dos os edifícios mais famosos e imitados da história da arquitetura; é sem dúvida a villa mais famosa de Palladio e, provavelmente, de todas as vilas venezianas. Faz parte do Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1994
Boa pesquisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário