O núcleo urbano de Santa Tereza foi tombado pelo Iphan, em 2012, e é composto por 25 casas de madeira e de alvenaria construídas nos séculos XIX e XX, pelos imigrantes que vieram de diferentes regiões da Itália. Entre os núcleos gaúchos, Santa Tereza é o mais íntegro porque mantém quase intactas as características originais do seu traçado.
É uma cidadezinha, com menos de dois mil habitantes, na serra gaúcha, região nordeste do Rio Grande do Sul, localizada às margens do rio Taquari e do arroio Marrecão, com cerca de 250 casas e uma população estimada em cerca de 1.800 habitantes (IBGE/2013), distribuídos pela cidade e imóveis rurais dos arredores, inclusive nas estradas pertencentes à antiga Linha Leopoldina da Colônia Dona Isabel. Nesse Estado, o desenho urbano dos núcleos coloniais italianos mantém a regularidade do traçado quadricular.
A área tombada possui arquitetura que lembra as pequenas comunas do Vêneto (região do nordeste da Itália, cuja capital é Veneza). A arquitetura urbana das casas e sobrados mais antigos, implementada a partir do início do século XX, apresenta influência neoclássica e eclética. O tombamento considerou o traçado urbano preservado, seu acervo arquitetônico, a paisagem rural do município e a riqueza de todo o patrimônio cultural.
As edificações do núcleo urbano de Santa Tereza formam um conjunto expressivo da arquitetura ítalo-brasileira sendo que a grande maioria permanece conservada, com destaque para os sobrados de madeira (como a Casa da Família Miele e a antiga Fábrica de Gaitas), as construções de alvenaria rebocada com arranjos formais neoclássicos, as casas de alvenaria com embasamento em pedra, a existência de porões para o armazenamento do vinho e outros produtos coloniais.
O traçado urbano, consolidado até a década de 1960 e que permanece original, inclui o leito da ferrovia até à antiga estação ferroviária, uma porção do leito do rio Taquari, além do leito do arroio Marrecão e lotes adjacentes que configuram o arranjo urbano da cidade. O tombamento da área de entorno visa preservar a paisagem local, especialmente a relação do núcleo urbano com as montanhas, para manter a qualidade do ambiente e a relação do sítio histórico com o meio natural.
Santa Tereza - RS
Santa Tereza é um pequeno município da Serra Gaúcha, privilegiado por seu patrimônio histórico e pelas belezas naturais, localizado a 18 quilômetros do Vale dos Vinhedos, margeado pelo Rio Taquari e Arroio Marrecão, com pouco mais de 1.800 habitantes, que foi tombado como Patrimônio Histórico Nacional, pelo IPHAN, em 2012.
fonte: iphan.
Nenhum comentário:
Postar um comentário