segunda-feira, 18 de março de 1991

Diferenças entre as Mitologias Grega e Romana.


DIFERENÇAS ENTRE AS MITOLOGIAS GREGA E ROMANA.
A cultura grega iniciou anteriormente a romana. Um das grandes obras gregas escritas foi “A Ilíada” de Homero, que apareceu mais ou menos 700 anos antes de um dos tratados romanos, “Eneida”. A Ilíada foi escrita com as histórias e lendas que eram contadas de geração para geração, contabilizando mais ou menos 300 anos de tradições gregas.

A Grécia era formada por pequenas cidades-estados, e os gregos não se interessavam muito pela vida após a morte. Preferiam ser reconhecidos como heróis mesmo tendo que morrer por isto, realizavam grandes batalhas e façanhas e tendo seus nomes lembrados por todo o mundo. Os gregos apreciavam as contradições nas personalidades e o individualismo, isto é demostrado também nos seus mitos. Seus deuses eram imperfeitos mas poderosos, que cometiam muitos erros e que enganavam seus cônjuges, mas também eram heróis, ágeis, apaixonantes e tinham habilidades em todas as artes.

Os heróis mortais ou semi-mortais também eram valorizados na mitologia, pois apareciam como ajudantes dos deuses para vencer uma guerra ou uma batalha. Era raro fazer um herói virar deus.

GENEALOGIA DOS PERSONAGENS MITOLÓGICOS

Caos Gerou A Noite.

Terra + Céu = Titãs.

Terra + Mar = Nereu.

Céu + Mar = Vênus.

Júpiter + Latona = Diana E Apolo.

Júpiter + Maia = Mercúrio.

Júpiter + Métis = Minerva.

Júpiter + Juno = Vulcano.

Oceano + Tétis = Eurínome.

Terra mãe da Píton, mãe do Céu e com ele teve os filhos Titãs: Saturno, Cibele e Oceano; com o Mar teve o filho Nereu, vó de Júpiter.

Japeto pai de Prometeu.

Ciclopes, lançavam raios e pesadas correntes.

Tártaro = profundezas da Terra.

Saturno, titã, casou-se com Cibele, matou o pai Céu e engoliu os filhos Juno, Plutão, Netuno, Vesta e Ceres e foi morto por Júpiter, filho que libertou os irmãos.

Júpiter, filho de Cibele, matou o pai Saturno e libertou os irmãos engolidos, também libertou os Ciclopes e Hecatônquiros do Tártaro, tinha barba curta e negra, amante de Métis, amante de Latona com quem teve dois filhos: Diana e Apolo, tinha a posse do reino dos céus, era neto da Terra, casou-se com a ciumenta Juno.

Juno, criada por 3 deusas em Hespérides, país paradisíaco. Tornou-se a Deusa da Beleza e Rainha do Céu.

Horas = Eunomia, Dice e Irene, as 3 anfitriãs que receberam os convidados no casamento de Juno.

Íris a mensageira e confidente de Juno.

Hebe, copeira de Juno.

Nereu, velho do mar, deus velho, filho da Terra e do Mar, tinha 50 filhas nereidas, uma delas era Anfitrite esposa de Netuno, de longas barbas.

Métis ou Oceânide, deusa da prudência, filha do Oceano, amante de Júpiter, mãe de Minerva.

Vulcano, esposo de Vênus.

Tétis, filha de Nereu e mãe de Aquiles.

Eurínome, irmã de Aquiles, filha de Tétis e do Oceano.

Ilícia, deusa que protege os partos.

Maia = ninfa do monte Cilene e filha de Atlas.

Mercúrio = deus mensageiro dos pés ligeiros. Nasceu sem medo. Voa com sandálias aladas. Designado para as missões urgentes. Além de recados também conduz as almas ao Reino de Hades. Considerado padroeiro dos ladrões por ter feito uma brincadeira com Apolo. Protetor dos comerciantes por saber negociar.

Quelone, a ninfa mais preguiçosa, não quis ir ao casamento de Juno e por isso foi castigada por Mercúrio, sendo transformada em Tartaruga.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário