terça-feira, 4 de dezembro de 1990

O Currículo Escolar.


O Currículo Escolar.

As Diretrizes Curriculares Nacionais são o conjunto de doutrinas que definem os princípios, fundamentos e procedimento da educação básica. As diretrizes para o Ensino Fundamental, expressas pela resolução 02/98 da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE), orientam as escolas na organização, articulação, desenvolvimento e avaliação de suas propostas pedagógicas. Dessa maneira, as escolas devem garantir que todos os alunos tenham acesso á base comum nacional e à parte diversificada do currículo, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e aos alunos. A base comum nacional e sua parte diversificada devem estar articuladas e juntas devem estabelecer a relação entre a educação fundamental, a vida cidadã (Parâmetros Curriculares) e as áreas de conhecimento:

1. a vida cidadã articula vários aspectos, como:
a saúde
a sexualidade
a vida familiar e social
o meio ambiente
o trabalho
a ciência e a tecnologia
a cultura e
as linguagens.

2. as áreas de conhecimento são assim apresentadas:
Língua Portuguesa
Língua Materna, para populações indígenas e migrantes
Matemática
Ciências
Geografia
História
Língua Estrangeira
Educação Artística
Educação Física
Educação Religiosa, de matricula não obrigatória ao aluno.

De acordo com a definição de cada escola, o currículo pode ser ordenado em series anuais de disciplinas, áreas de estudo ou atividades. Também pode ser adotada uma organização em períodos semestrais e em ciclos, desde que esta assegure o relacionamento, a ordenação e a seqüência dos estudos. A oferta de estudos de recuperação é obrigatória e deve ser feita, preferencialmente, de forma paralela ao período letivo regular, ao invés de ser oferecida entre os períodos. Esta mudança de orientação, estabelecida pela nova LDB, estimula que as correções de curso sejam feitas durante o seu desenvolvimento, de maneira que as dificuldades sejam superadas sem afetar a progressão do aluno em relação ao conteúdo.

Legislação Educacional

Nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei Federal n° 9394/96

Apesar de promulgada em 1996, a nova L.D.B ainda não está totalmente implementada e nem sequer inteiramente compreendida em todos os seus aspectos. É do interesse de todos os que se interessam pela educação, continuar discutindo e buscando novas informações sobre sua efetiva implantação. Depois de discutida durante 8 anos no Congresso, foi finalmente aprovada, sem grandes inovações que pudessem trazer a revolução educacional que o Brasil deseja e da qual precisa. Mas, mesmo não sendo o ideal desejado, no entanto, ela traz algumas mudanças que trazem benefícios incontestáveis.

Principais vantagens e benefícios:

# Desburocratização da educação, tendo em vista que libera seu funcionamento, promove a descentralização do sistema dando maior autonomia aos Estados, Municípios e às escolas, inclusive.

# Enxugamento da legislação da educação, que era excessiva e dispersa em grande número de documentos legais.

# É extremamente positiva a intenção expressa na Lei, de integrar o aluno na rede cultural e tecnológica da atualidade, na medida em que dispositivos democráticos, nela contidos, possibilitam a potencialização das capacidades individuais e a disponibilização de recursos para uma escola mais eficaz.

# Recursos para a melhoria da qualidade de ensino ao preconizar:

- recuperação obrigatória

- aceleração de estudos para alunos com atraso escolar

- a possibilidade de avanço nos cursos e nas séries

- as escolas de tempo integral

- a capacitação dos profissionais da educação

- a maior autonomia das escolas de ensino básico e das Universidades
Desvantagens

As maiores críticas em relação à Lei parecem se concentrar mais em torno do que ela não define, do que aquilo que estabelece.

- questiona-se a generalidade das suas determinações
- o desfavorecimento à Educação Infantil
- a concentração e o agigantamento das atribuições do Ministério da Educação
- a colocação dos Conselhos como órgãos de assessoramento do Poder Executivo
- o estabelecimento de sistemas educacionais sem a existência de um Sistema Nacional de Educação.

CONCLUSÃO
Minha pesquisa aborda o Currículo Escolar, como ele funciona e como é aplicado e respeitado como norma nas escolas. Acompanhando, aprendi, compreendi e analisei sobre a Legislação Educacional. Como exemplo de problemática evidencio uma escola, que na qual conheço uma pessoa que estuda na mesma. Escutando as reclamações desta estudante, descobri que a escola não aplica o currículo certo. Uma questão que não se justifica, com desculpas de falta de professores e outros profissionais, pois desempregados temos de sobra em nossa cidade. Além das más condições de higiene apresentadas, o currículo possui apenas 4 (quatro) matérias intelectuais e 1 (uma) física, Português, Matemática, Ciências e História, o restante do horário é preenchido com aulas de Educação Física. O excesso de ginástica cansa e chateia os alunos, pois a escola não oferece esportes (vôlei, basquete, futebol, etc.) e nenhum tipo de jogo.
Finalizo com uma pergunta:
Por que não há fiscalização adequada nas escolas ?
Tanto para a segurança da educação do aluno, como para a própria preparação do nosso futuro.

Aula da Prof. Vanessa.

BIBLIOGRAFIA
http://members.tripod.com/Ifcamara/atualida.html
imagem: psiquecienciaevida.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário