HISTÓRIA DA CULTURA ARTÍSTICA II
Tradição clássica X
modernidade.
Tradição clássica –
Minesis = Imitado
O homem através do seu
pensamento racional é capaz de criar uma obra mais perfeita que a natureza. A mimize é a imitação. Construída em
cima de cânones, um sistema de representação e equilíbrio, com Aristóteles a
noção de mimize é a imitação do real. Para os romanos as individualidades das
figuras eram retratadas. Gioto Trecento é o cenário onde as figuras estão
ordenadas mostrando a organização. No renascimento constrói a tradição
clássica. Quais os valores que vão permanecer a tradição clássica no
renascimento a figura realçada no 1º plano e o fundo realçado no 2º plano, como
por exemplo no quadro da virgem dos rochedos, a virgem é a figura humana, não
tem roupas celestiais nem auréula, as figuras encontram-se num plano piramidal.
O arista é um pesquisador, um intelectual e neste momento separam-se da figura
do artesão por ter um fazer simples, e o artista já é mais técnico que busca
através da pesquisa e do estudo para fazer suas obras.
Sistema de arte, no século XIX, o campo artístico
possuía academias de belas artes, salões de belas artes e museus, tudo era
pertencente ao Estado.
No século XX, o campo artístico possuía
escolas privadas de belas artes, salões privados, crítica de arte e galeria de
arte, tudo era privado.
Instituições diferenciadas de acordo com a época. Em cima de valores da cultura
arcaica que formalizou a tradição clássica, há toda uma negação desta visão
mística que caracterizou a fase arcaica, da cultura grega, ou seja de toda uma
emplicação sobre os fenômenos da natureza, através destes pensamentos místicos
em prol de explicações racionais.
Tradição = a arte presa em
valores que ainda estão presentes hoje, seja nas noções de beleza e imagens do
novo cotidiano. Por que a arte é idealizada e deve-se torna-la mais perfeita
que o mundo real. A arte para corrigir a natureza é igual a idealização do
real. Ex. Simulacro – mais
perfeito que o real, calçado em fórmulas de beleza. Na tradição clássica se
formulou na idéia de mimesis, imitação, mas de forma corrigida, calçada na
beleza e na perfeição. A gente acaba acreditando que eles eram realmente
perfeitos. Uma arte com fins pedagógicos para demonstrar um mundo perfeito,
mesmo que ele não seja. O que interessa para o historiador, não é só o tema
atleta, mas sim estes códigos de comunicação que foram criados na tradição
clássica e que revelam toda uma série de valores com as quais esta tradição se
construiu. No caso em torno deste ideal de beleza da parte ocidental. Em cima
destes padrões é que vemos os padrões de beleza, são totalmente estipulados.
Fase arcaica, uma arte presa a um
certo orientalismo. E como exemplo temos Cooros e Cooerias, que são formas
verticalizadas, frontais, estáticas. O homem com a anatomia esquematizada, a
mulher com mão no peito, onde se diferenciam tanto para as representações
femininas quanto as masculinas. Um dos exemplos de anatomia esquematizada com o
homem é ele conter um bezerro nos ombros.
Na tradição clássica
um exemplo é o ODORÍFORO, cânone de Policleto mostrando a artificialidade e um
valor de equilíbrio. O Simulacro é a beleza, a perfeição. Corpo mais flexível e
mais movimentado. O DISCÓBULO, de Policleto dá uma noção de movimento, que a
escultura não é feita para ser vista só de frente e sim de todos os ângulos. A
face não apresenta emoção apenas a concentração para o lançamento do disco.
A estátua de POSEIDON
é uma escultura para ser vista de todos os lados, mostra movimento e a harmonia
de um corpo atlético idealizado. Na arquitetura cria-se distorções para que ela
não perca ao longo de sua harmonia arquitetônica.
Dando um salto à Roma. Reprodução da arquitetura, mas agora assume a força, mais
monumental, associada a questão militar romana. Mudança em relação a tradição
clássica grega onde não havia a monumentalidade ligada a força militar e sim
aos padrões de beleza e perfeição como carro chefe desta arte.
Trecento - uma arte calçada em
pesquisas e investigações do mundo real. Não se faz mais pinturas religiosas em
ambiente celestial e sem em muitos terrenos. As figuras santas são mais humanas
começam a estudar sobre volumes, profundidade, cores e etc. Pinturas em
afrescos, que procura narra a vida e como exemplo São Francisco. A pesquisa da
perspectiva temos o momento em que São Francisco se torna irmão, celebração
religiosa. O cenário se faz voltado ao espectador, como um cenário de teatro,
essa noção de espaço teatral começa a ser especulado com GIOTTO. (mudança da concepção do
real).
A Virgem dos Rochedos - Leonardo D’ Vinci, pintura que mostra a mescla de dois lados, espaços,
teatro e natureza e ao mesmo tempo a perspectiva, organização e a visualização
da mesma, tem maior domínio das representações religiosas, forma piramidal, as
rochas, por outro lado não é natureza comportada, e sim uma natureza carregada
e fechada.
A arte agora é
considerada mental, devido aos estudos científicos como matemática, ciências,
biologia, anatomia e etc. O artista começa a trabalhar sozinho e assinar suas
obras. Começa a ser conhecido pela sua competência pessoal. Começa a ser
comercializada a arte com a nova técnica de usar a tinta à óleo, não mais
apenas afrescos fixos.
De fato o que
percebemos de acordo com a tradição clássica, é a maneira como ela se constitui
de forma diferenciada. O que acontece de novo é que a arte contém agora um novo
status, de um fazer estético e de um fazer artístico que está acima do
artesanato. Acima do mero trabalho manual pois agora o artista desenvolveu toda
uma pesquisa de conhecimento. Agora se valoriza este conhecimento, e o artista
é agora um pesquisador e se diferencia de um artesão. Pois no clássico o
artesão ou seja aquele que trabalha manualmente não era valorizado, pois não
tinha caráter próprio. Agora o artista pode fazer estas novas pesquisas.
No trecento há toda uma retomada de um pensamento clássico que se alinha ao pensamento religioso, mas é no renascimento que todos estes valores da tradição clássica estarão mais presentes na cultura, o renascimento não é uma cópia da tradição clássica, apesar de alguma busca na tradição clássica. O renascimento tem suas particularidades apesar de calçada nestes valores da tradição clássica, mas apesar desta influência temos uma forma de expressão totalmente divina. O homem na modernidade tem uma mentalidade diferenciada pois ele sabe que é diferente do homem medieval.
No trecento há toda uma retomada de um pensamento clássico que se alinha ao pensamento religioso, mas é no renascimento que todos estes valores da tradição clássica estarão mais presentes na cultura, o renascimento não é uma cópia da tradição clássica, apesar de alguma busca na tradição clássica. O renascimento tem suas particularidades apesar de calçada nestes valores da tradição clássica, mas apesar desta influência temos uma forma de expressão totalmente divina. O homem na modernidade tem uma mentalidade diferenciada pois ele sabe que é diferente do homem medieval.
O Retrato (do artista Rafael) é uma figura de um plano, com
fundo material, a figura está levemente de perfil.
No Cinquecento, com Miguel Ângelo, vai se perdendo a ideia
de beleza e perfeição total. Começam a representar mais o real e vemos isso
como exemplo na obra Davi do
artista Miguel Ângelo. A figura
mostra um adolescente em completa desproporção tanto nas mãos, tronco e pescoço.
Abandona o ar de beleza e perfeição pois o adolescente é o processo de
crescimento do jovem.
A MODERNIDADE.
Em 1850 foi
introduzido o ferro na arquitetura, que vai permitir a construção de grandes
espaços livres. Novas técnicas construtivas para atender bens mais utilitários,
mas por outro lado esta estrutura moderna é escondida em cima de forças e
formas estilísticas históricas do passado. Arquitetura eclética ou
historicista, mistura de diferentes formas de arquitetura unindo o clássico e o
moderno. Ferro e vidro e o ornamentalismo externo mais clássico. Se vive agora
na hera de avanço de modernismo na pintura, surge o impressionismo mais ou
menos em 1784, como exemplo temos o Parlamento Inglês pintado de forma
impressionista. Acho que captando a natureza de luz e cor diferenciada ela
retrata de forma que a natureza e não estática e sim mais mutante. O artista
expressa a sua sensação face ao tema, captando esse momento, não é
abstracionismo e sim impressionismo.
Ele tenta competir com
a fotografia e como exemplo vemos o quadro Impressão do Sol Nascente, negação
da totalidade do espaço e sim ângulo mais fechado. Pulando para o século XX
temos expressionismo que procura revelar questões abstratas internas de ordem
social, com o abandono da beleza, pintura pastora, com pinceladas visíveis, não
há cenário específico e as figuras integram-se.
Quadro Plantas Aquáticas do artista Monet busca uma pintura rápida,
ligeira com a intenção de captar o instante.
ILUMINISMO.
No iluminismo que se
transforma o pensamento racional, por que o homem tem a capacidade racional e a
ciência como conhecimento científico onde o homem não precisa mais da igreja,
onde a arte terá um caráter profano que nega as religiosidades divinas.
Acreditava-se que através de um estado republicano, onde os homens tinham os
seus direitos poderiam entrar na modernidade. Cai por terra com o fracasso da
Revolução Francesa e geram alguns momentos de insegurança e instabilidade
política, econômica e social fazendo com que o próprio regime absolutista
coloque por terra seus ideais.
Arquivo pessoal, História da Arte, 2001.
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