terça-feira, 16 de janeiro de 1990

A Batalha de Iquique no Chile.



Na Batalha de Iquique, de 21 de maio de 1879, Os navios peruanos Huáscar e Independencia furaram o bloqueio de Iquique, entrando em combate com os barcos Esmeralda e Covadonga, dois dos mais velhos barcos da frota chilena. O Huáscar afundou o Esmeralda, enquanto o Covadonga forçou o Independência a encalhar na praia de Punta Gruesa (alguns historiadores consideram esta uma batalha a parte).

O capitão Arturo Prat, da corveta Esmeralda, foi elevado a mártir pela marinha chilena. A marinha peruana perdeu um importante encouraçado e viu a reputação do capitão Miguel Grau crescer entre amigos e mesmo inimigos: ele resgatou os sobreviventes da Esmeralda e escreveu condolências à viúva do capitão Prat. Agora só restava ao Peru o Huáscar para conter a invasão chilena.


O "Huáscar" adentrando o porto de Valparaíso, 1879.

Por seis meses, o Huáscar vagou pelos mares atrapalhando os planos chilenos, no que hoje é conhecido como "Correrías del Huáscar". Numa demonstração impressionante de maestria no comando do navio, o capitão Grau conseguiu conter toda a frota chilena, recuperar alguns barcos peruanos e causar estragos a diversos portos usados pela marinha chilena, sendo elevado ao posto de contra-almirante. Alguns de seus feitos foram:
  • Afundou 16 barcos chilenos
  • Capturou os barcos Emilia, Adelaida Rojas, E. Saucy Jack, Adriana Lucía, Rimac, e Coquimbo
  • Causou danos aos portos de Cobija, Tocopilla, Platillos and Mejillones, Huanillos, Punta de Lobo, Chanaral, Huasco, Caldera, Coquimbo & Tatal
  • Injuriou os barcos chilenos Blanco Encalada, Abtao, Magallanes, e Matías Cousiño
  • Recuperou os barcos peruanos Clorinda e Caquetá
  • Destruiu baterias de artilharia em Antofagasta
  • Destruiu cabos de comunicação entre Antofagasta e Valparaiso
A marinha chilena levou um dia todo navegando com seis navios para conseguir encurralar o Huáscar, e depois, duas horas de combate sangrento para captura-lo, com seus barcos Blaco Encalada, Covadonga e Cochrane, na Batalha de Angamos, em 8 de outubro de 1879. Junto com o navio, morreu o almirante Grau.

Com a ruína do Huáscar, a campanha naval terminava, com o Chile controlando os mares dali em diante.

Nossa fonte: wikipedia,


Nenhum comentário:

Postar um comentário