terça-feira, 6 de setembro de 2022

Papiro de Ismael de 2700 anos foi devolvido a Israel.

 

Papiro de Ismael de 2700 anos com inscrição em paleo-hebraico adquirido por Israel

Este é um documento de grande valor histórico e religioso.

Um documento único foi devolvido a Israel. O documento abre com as palavras: “Para Ishmael enviar….”. Embora o texto não se refira ao filho de Hagar, é um fragmento de uma carta contendo instruções para o destinatário. Com base no papiro, propõe-se datar o “Ismael Papyrus” até aos séculos VII ou VI a.C., juntando apenas dois outros documentos escritos sobre materiais orgânicos deste período, propriedade do Estado de Israel, e localizados nas Coleções do Tesouro Nacional.

A obtenção deste importante documento de grande valor histórico e religioso foi graças a uma operação conjunta de inteligência da Unidade de Prevenção de Roubos da Autoridade de Antiguidades de Israel e do Professor Shmuel Ahituv, ganhador do Prêmio Israel para Estudos Bíblicos, juntamente com o Ministério da Cultura e Desporto, e o Ministério dos Assuntos e Patrimônio de Jerusalém.

Segundo Gênesis 16,11: “E o anjo do Senhor disse-lhe (Agar): Eis que estás grávida, e darás à luz um filho, e chamar-lhe-ás Ismael; porque o Senhor ouviu a tua aflição”. Este versículo bíblico refere-se ao “primeiro Ismael”, contudo, o nome Ismael era comum na antiguidade.

Papiro de Ismael
Crédito da imagem: Israel Antiquities Authority

O Papiro de Ismael

Com base no roteiro, propõe-se datar o ” Papiro de Ismael ” até aos séculos VII ou VI a.C., juntando apenas outros dois documentos escritos sobre materiais orgânicos deste período, propriedade do Estado de Israel, e localizados nas Coleções dos Tesouros Nacionais.

Os três papiros provêm do Deserto da Judéia, onde o clima seco permite a preservação do papiro. Agora, portanto, o papel dos peritos israelitas é muito importante porque eles têm de co-financiar a genuinidade do documento.

Os investigadores do Instituto Weizmann em Rehovot, dataram radiometricamente uma pequena amostra, e forneceram uma data semelhante à fornecida pelo exame paleográfico. Assim, puderam determinar a datação do documento até ao final do período do Primeiro Templo.

“Devolver este documento a Israel faz parte dos nossos esforços contínuos […] para então proteger e preservar o patrimônio cultural do Estado de Israel, um patrimônio que pertence a todos os seus cidadãos”, disse o Dr. Eitan Klein, vice-diretor da Unidade de Prevenção de Roubos de Antiguidades.

Como disse Hili Tropper, Ministro da Cultura e do Desporto, “a Autoridade das Antiguidades de Israel, juntamente com o Ministério da Cultura e do Desporto e o Ministério dos Assuntos e Patrimônio de Jerusalém, inicia a descoberta e recuperação de impressionantes antiguidades, e continua a surpreender-nos com o seu sucesso na localização de tesouros arqueológicos perdidos.

A Unidade de Prevenção de Roubos de Antiguidades da Autoridade de Antiguidades de Israel atua vigorosamente para desenraizar o fenômeno do saque de antiguidades, com o objetivo de que toda a população possa apreciar o patrimônio nacional e aprofundar as nossas raízes”.

 

Fonte : ancientpages

Tradução : Fatos Curiosos

Fonte: https://fatocuriosos.club/papiro-de-ismael-de-2700-anos-com-inscricao

Nenhum comentário:

Postar um comentário