sábado, 12 de março de 2022

Naufrágio romano revela tesouros incríveis, na Espanha.

Naufrágio Romano de cerca de 1700 anos na costa da Espanha revela tesouros incríveis. Veja mais

Na costa da Espanha foi encontrado um naufrágio de um barco romano, que afundou há aproximadamente 1700 anos. O primeiro avistamento deste naufrágio foi feito em 2019 e somente agora foi possível começar a estudar adequadamente achados nesse naufrágio.

Exatamente por causa desse tempo enterrado no solo do oceano, os artefatos encontrados dentro do barco estavam em excelentes condições.

 A embarcação estava vindo de Cartagena, pelo que se acredita, e afundou enquanto estava ancorada, muito provavelmente por causa do mau tempo, que possivelmente o lançou contra as rochas.

Esse naufrágio está trazendo informações muito interessantes e, sem dúvida alguma, será lembrado dentro da arqueologia como um dos maiores achados. Continue lendo para saber o que foi encontrado dentro desse navio.

O que foi encontrado no naufrágio romano?

 O naufrágio romano, que está sendo chamado de  “Ses Fontanelles” é um achado arqueológico de grande importância, pois é um dos poucos onde, além da carga estar em boa condição, ainda tem mais achados de grande valor arqueológico.

A quantidade de ânforas, com os mais variados vestígios de produtos, que se conseguiu retirar inteiras de dentro da embarcação é impressionante.

No total, foram recuperadas 300 ânforas, boa parte delas intactas, que traziam molho de peixe, defrutum (um tipo de xarope feito de uva, usado tanto para adoçar quanto para conservação e tempero), além de óleos diversos e vinhos.

Além disso, outro detalhe que chamou bastante a atenção da equipe é o fato de que existem cerca de 100 ânforas ainda com as inscrições conhecidas como os títulus pictus, que especificam os conteúdos, a origem e o destino. Esse achado dos antigos recibos de produtos, que vem ajudando a entender como era o comércio de Roma, é o segundo maior do mundo, e o maior da Espanha.

 Um detalhe interessante sobre esse achado arqueológico é que ele só foi possível de ser encontrado porque o leito oceânico foi amplamente revirado durante uma tempestade que ocorreu em 2019.

Esses ainda nem são os achados mais impressionantes do naufrágio romano na costa da Espanha. Ferramentas, como uma furadeira de arco, usada pelos carpinteiros para arrumar os barcos, uma panela, uma lâmpada à óleo, cordas e dois pares de sapatos, sendo um deles feito de couro e outro feito de  fibra.

O mais curioso ainda é o fato de que as pesquisas preliminares sobre esse naufrágio ajudaram a encontrar um segundo barco afundado na região. Esse barco mais antigo, que se acredita ser da época das guerras Púnicas (150 AC) estava carregado de ânforas de vinho.

Incrível não? Só podemos sonhar com todos os tesouros ainda escondidos no fundo dos mares.

fonte: fatoscuriosos.club.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário