Fortes de Niterói
O Brasil possui muitos lugares históricos e que hoje viraram pontos turísticos.
São lugares que possuem desde encantos naturais até os formados por mãos humanas. Entre esses lugares que merecem uma visita, estão os Fortes de Niterói que encantam a todos por suas construções e beleza ao redor, e a sua presença histórica.
1-Fortaleza Santa Cruz da Barra
Fortaleza de Santa Cruz da Barra localiza-se no lado oriental da barra da baía de Guanabara, no bairro de Jurujuba, município de Niterói, no estado brasileiro do Rio de Janeiro.
Cruzando fogos com a Fortaleza de São João e com o Forte Tamandaré da Laje, constituiu a principal estrutura defensiva da barra da baía de Guanabara e da cidade e porto do Rio de Janeiro durante o período da Colônia e do Império. .
A Fortaleza de Santa Cruz da Barra é um sítio histórico único no Brasil, com pedra fundamental no ano de 1555. Suas muralhas foram construídas com pedras cortadas e assentadas à mão, com uma área de mais de 7 mil metros quadrados.
Participou de vários episódios da história do Brasil, impedindo invasões francesas e holandesas.
Na Revolta da Armada, foi utilizada em lutas contra o Forte de Villegagnon; na Revolta Tenentista, contra o Forte Copacabana. Seu último disparo foi em 1955, contra o Cruzador Tamandaré. Foi prisão política. Entre outros, estiveram presos José Bonifácio de Andrade e Silva, André Artigas e Bento Gonçalves e durante o golpe de 1964.
Já vimos o Forte de Santa Cruz, agora vamos ver mais três fortes . Todos os três no bairro de Jurujuba, Niteroi.
2- Forte Barão do Rio Branco
3- Forte São Luiz
4- Forte do Pico
Forte Barão do Rio Branco
Este Forte também foi criado em 1555, mas com a intenção de ser um observatório. Após a expulsão francesa em 1567, ele foi transformado em bateria e fortemente armado, já que era lugar onde abrigava as primeiras bocas de fogo.
Este forte remonta à antiga Bateria de Santo Antônio da Praia de Fora. Pelo Decreto nº 3.329, de 25 de novembro de 1938, o conjunto defensivo integrado por essa antiga bateria, pelo Forte do Morro do Pico, e pelo Forte de São Luís, recebeu a designação atual de Forte Barão do Rio Branco
Estava guarnecido, ao final da década de 1950, pela 1ª Bateria de Óbus de Costa (BOC).
Atualmente, o forte encontra-se guarnecido pelo 21º Grupo de Artilharia de Campanha, Grupo Monte Bastione (21º GAC).
Com apenas 400 m de extensão, a Praia de Fora, também conhecida como Praia do Forte do Rio Branco, pertencente à Região Oceânica de Niterói, estando localizadas na saída da Baía de Guanabara. Esta praia abriga os Morros do Pico e do Ouvires, que compõem a sua Paisagem.
A Praia de Fora é uma das melhores praias da região, sobretudo devido ao seu valor histórico. A praia fica situada no Forte Barão do Rio Branco e, próximo a ela, estão o Forte São Luiz, o Forte do Pico e o Forte Imbuí. .
Por ser uma área militar, a Praia de Fora (Praia do Forte Rio Branco) tem uma guarita em sua entrada, sendo necessário possuir autorização para entrar. Por esse mesmo motivo, a praia ainda é bastante conservada, se caracterizando por suas areias finas e acinzentadas, e águas cristalinas e esverdeadas com temperatura agradável.
3. Forte Sao Luiz
Para chegar aos fortes São Luiz e Forte do Pico é necessário se dirigir ao Forte Barão do Rio Branco no bairro de Jurujuba em Niterói, por se tratar de uma base ativa do Exército Brasileiro o passeio é conduzido por um militar que vai nos guiar até o alto dos Fortes e contar um pouco da história de cada fortificação.
O Forte São Luiz é datado de 1567 e teve sua efetiva construção entre 1769 e 1770, durante o governo de Luiz de Almeida – 2º Marquês do Lavradio. A fortificação foi concluída em 1775. Alguns anos mais tarde, porém, seu comando foi extinto, e sua guarnição incorporada à da Fortaleza de Santa Cruz da Barra. O Forte permaneceu abandonado entre 1831 e 1863, até sua reativação, em decorrência da “Questão Christie“.
4- Forte do Pico
Após conhecer o Forte São Luiz e andar por suas ruínas vamos nos dirigir para o Forte do Pico que tem 230 metros de altura, o visitante contará com uma das melhores vistas panorâmicas do mundo em 360° e uma paisagem espetacular
Começou a operar em 1770
Já o Forte do Pico, a 230 metros de altitude, começou a operar em 1770, com objetivo de proteger a entrada da Baía e também a Fortaleza de Santa Cruz.
Cinco anos depois, foi construído o Forte de São Luiz e em 1891 os dois foram unidos, formando um único conjunto arquitetônico, chamado pelo nome de um ou de outro.
Todos podem ser visitados.
Boa pesquisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário