domingo, 24 de outubro de 2021

Reino dos Vândalos, um povo em busca de um lar.

 

Reino dos Vândalos: Um Povo Em Busca de Um Lar

O nome pode trazer medo para muitos, já que esta sociedade antiga está sempre ligada àqueles que causam destruição à propriedade – vândalos e vandalismo. No entanto, eles podem não ter sido tão ferozes ou destrutivos como seus homônimos modernos.

Esquerda: Genseric, líder dos Vandlas no norte da África. Crédito: Janboruta, Domínio Público – Direito:Reconstrução das roupas de um guerreiro da Idade do Ferro representando um homem vandalico, com o cabelo em um “nó suebiano” em exibição no
Museu Arqueológico de Cracóvia, Polônia. Crédito: Domínio Público, CC BY-SA 3.0

Tentar encontrar a origem do povo vândalo original é difícil. Registros históricos afirmam que a tribo apareceu pela primeira vez habitando o atual sul da Polônia. Alguns historiadores encontraram o nome no centro da Suécia, na paróquia de Vendel. Além disso, o nome surgiu na Dinamarca e noruega com possíveis laços com uma família real norueguesa.

De onde quer que eles vieram, parece que as pessoas estavam em busca de um lar.

Primeiro contato romano com os vândalos

Os vândalos parecem ter estado em contato com Roma no início e quando o Império Romano estava no seu auge. Cássio escreveu que os vândalos eram liderados por Raus e Raptus e depois de uma batalha eles fizeram as pazes em troca de alguma terra.

O Saco de Roma, Karl Briullov, 1833-1836. Crédito: Domínio Público

Por alguma razão, e poderia ser que os vândalos não tinham um lar permanente, eles causaram pouco impacto no registro arqueológico. Eles também apareceram muito brevemente em registros históricos.

Mas eles foram capazes de derrotar os romanos na Espanha no início dos 5th século e foram até aliados de Roma uma vez como Stilicho, um general romano, que era de origem vândalo. O 5th século foi uma luta para os vândalos enquanto lutavam contra os francos, os hunos, os romanos e os visigodos.

Os vândalos na Espanha e além

A vitória contra os romanos na Espanha foi devido a dois fatores. Primeiro, os visigodos decidiram não honrar seu acordo aliado com os romanos. Sua partida deixou os romanos militarmente fracos.

Em segundo lugar, o general romano Castinus mudou de estratégia e decidiu atacar os vândalos em vez de esfomeá-los para a rendição. Após a derrota dos romanos, os vândalos foram capazes de ampliar sua conquista da Espanha e capturaram a cidade de Sevilha após duas tentativas.

Por alguma razão, a Espanha não era para ser a casa dos Vândalos. Seu novo líder, Genseric, decidiu que o norte da África era o lugar para os vândalos migrarem e conquistarem. O número exato de vândalos que foram para o norte da África é desconhecido e alguns historiadores descontam o número de 80.000.

Os Vândalos no Norte da África

A razão pela qual os vândalos foram para o norte da África também não é clara. Alguns historiadores afirmam que foram a convite de Bonifacius, enquanto outros afirmam que foi feito em busca de segurança.

Migrações dos vândalos da Escandinávia através de Dacia, Gália, Ibéria, e para o norte da África. Império Romano. Crédito: Domínio Público

Seja qual for a razão, os vândalos decidiram que Hipopótamo seria sua primeira capital. Eles cercaram aquela cidade, embora Santo Agostinho estivesse morando lá na época. Os Vândalos levaram 14 meses para deixar a cidade de joelhos.

Os vândalos em 435 a.C., finalmente fizeram um tratado com os romanos e este último deu-lhes grandes quantidades de território como seus. Mas para Genseric, o território não era suficiente, e ele quebrou o tratado em 49 d.D., atacando e conquistando Cartago.

Cartago tornou-se a nova capital vândala e de seu genserico, que governou por 50 anos, conquistou a Sicília, Malta, Sardenha, Córsega e outras ilhas. Desde seus primórdios errantes, os vândalos podem ter finalmente encontrado seu lar.

Os vândalos e Roma não estavam acabados

Genseric usou sua nova casa para invadir e conquistar outras partes do império romano. Infelizmente, os romanos estavam lutando contra os gauleses na época e Átila, o Huno, para que eles não pudessem abordar a redução de seu império nas mãos dos vândalos.

Os romanos tentaram recuperar seu território, mas esse esforço de paz foi desfeito pelo assassinato de Valentiniano III. Genseric não gostou do que aconteceu e atacou Roma. Diz-se que o Papa Leão I fez Genseric concordar em não matar ou queimar, mas simplesmente saquear.

Isso foi feito, e diz-se que ele levou os tesouros do Templo de Jerusalém de volta para Cartago com ele.

O Fim do Vândalo

Depois que Genseric morreu, alguns governantes fracos chegaram ao trono vândalo, mas essas regras eram instáveis devido a brigas internas e outras intrigas. Esta situação deixou os vândalos fracos e maduros para a conquista.

Foram os bizantinos que finalmente colocaram um fim ao Império vândalo e à civilização.

 Fonte : ancientpages

Texto Original :  A. Sutherland

Tradução : Fatos Curiosos

Nenhum comentário:

Postar um comentário