terça-feira, 5 de outubro de 2021

O mistério do povo negro irlandês.

Mistério do povo negro irlandês: quem eram eles?

Você já deve ter ouvido o termo “Irlandês Negro” antes, mas quem eram essas pessoas? De onde eles viviam, vinham e quando o termo foi usado pela primeira vez?

O termo “Black Irish” é geralmente usado para pessoas de origem irlandesa que têm características escuras, cabelos negros, pele mais escura e olhos escuros. Curiosamente, o termo quase nunca é referido na Irlanda, mas tem estado em circulação entre os emigrantes irlandeses e seus descendentes há séculos.

Antigos irlandeses

A Irlanda tem sido alvo de inúmeras invasões de vários países diferentes ao longo da história. Os Celtas chegaram à ilha por volta do ano 500 B.C. Os vikings chegaram à Irlanda já em 795 d.D. e financiaram o Reino Nórdico de Dublin em 839 d.D.

O Reino de Dublin chegou ao fim em 1171, quando os normandos chegaram. Os normandos enfrentaram esses reinos hiberno-nórdes na Irlanda e gradualmente a sociedade começou a evoluir para o que hoje é conhecido como Irlanda Normanda.

É muito provável que os vikings teriam ficado na Irlanda por muito mais tempo, se não fosse o famoso herói irlandês Brian Boru que ousou expulsar os “invasores negros” ou “estrangeiros negros” como os vikings eram chamados.

A palavra gaélica para estrangeiro é “gail” e para preto (ou escuro) é “dubh”.

Muitas das famílias dos invasores pegaram nomes gaélicos que utilizavam essas duas palavras descritivas. O nome Doyle está em “O’Dubhghaill” irlandês, que literalmente significa “estrangeiro negro” que revela sua herança como uma força invasora com intenções sombrias.

Em 1588, membros do exército espanhol naufragaram na costa da Irlanda. Se eles ficassem na ilha e começassem famílias, então seus genes poderiam ter se espalhado por gerações.

No entanto, a maioria dos historiadores acredita que a maioria desses soldados espanhóis foram entregues às autoridades britânicas e executados, por isso é improvável que algum sobreviveu poderia ter causado grande impacto no pool genético do país.

Vikings eram chamados de “invasores negros” ou “estrangeiros negros” na Irlanda. Crédito da imagem: www.yourirish.com

Durante a Grande Fome de 1845 a 1849, centenas de milhares de camponeses irlandeses emigraram para a América. 1847 era conhecido como “negro 47”. A praga da batata que destruiu a principal fonte de sustento tornou a comida vital negra. É possível que a chegada de um grande número de irlandeses após a fome na América, Canadá, Austrália e além resultou em sua rotulagem como “negra” na medida em que escaparam deste novo tipo de morte negra.

A praga da batata que destruiu a principal fonte de sustento tornou a comida vital negra. É possível que a chegada de um grande número de irlandeses após a fome na América, Canadá, Austrália e além resultou em sua rotulagem como “negra” na medida em que escaparam deste novo tipo de morte negra.

Durante a Grande Fome de 1845 a 1849, centenas de milhares de camponeses irlandeses emigraram para a América. Crédito da imagem: Crédito da imagem: Maggie Land Blanck

Também é possível que os britânicos tenham usado “Black” como termo pejorativo. Durante a década de 1800, a relação entre a Irlanda e a Grã-Bretanha estava em um nível baixo de todos os tempos. A “Grande Fome” na Irlanda fez milhões emigrarem ou morrerem de fome. O governo britânico não ofereceu assistência suficiente e a tensão entre a Irlanda e a Grã-Bretanha foi alta, o que resultou em desconfiança. O termo poderia ter nascido dessa tensão, com os britânicos rotulando os irlandeses de “Preto” como uma descrição de suas supostas características sinistras e subjacentes.

É muito difícil determinar quando exatamente o termo “Irlandês Negro” foi usado pela primeira vez, mas parece que vários eventos históricos na Irlanda contribuíram para o nascimento do termo e, como vimos, existem inúmeras teorias sobre como o termo se originou.

A teoria de que os “irlandeses negros” são descendentes de qualquer pequeno grupo estrangeiro que se integrou com os irlandeses e sobreviveu é improvável. Parece mais provável que “Black Irish” seja um termo descritivo em vez de uma característica herdada que tem sido aplicada a várias categorias de irlandeses ao longo dos séculos.

Fonte : ancientpages

Texto Original : Ellen Lloyd

Tradução : Fatos Curiosos

Nenhum comentário:

Postar um comentário