segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Imagens e a morte da Princesa Isabel.










Há 100 anos morria a Princesa Isabel, nossa Bebel após uma sequência de tristezas que abalaram sua existência.
Olá Curiosos, hoje é aniversário de morte da Princesa Isabel. No dia 14 de novembro de 1921, morria aquela que seria nossa primeira Imperatriz oficial, não apenas regente.
Sua vida não foi nenhum morango 🍓
Na Infância estudava de 8h da manhã, até às 20h. Na adolescência, não podia escolher o marido, afinal, os casamentos reais eram acordos entre países, mas até que ela teve Sorte, o Conde d"Eu. Não era feio e a amava de verdade, apesar de não ser nenhum poço de simpatia.
Levou onze anos para ter a primeira filha, que depois do segundo parto mais tenebroso que já ouvi falar, nasceu morta. O Parto de Bebel só perdeu pro da tia que morreu duas vezes, como não tinha cesárea na época, ela teve um mal súbito, desmaiou, acharam que tinha morrido e rasgaram a barriga na espada pra salvar o bebê e eis que Dona Maria Isabel acorda, enfim, azar pouco era bobagem. (JESUIX)
Mas voltando a Bebel, todas as cargas da desastrosa abolição mal planejada caíram em suas costas, pois ela assinou a Lei, quando o "Papis poderoso" Pedrinho, estava na Europa e quando este voltou, o Golpe da República que faz niver amanhã, dia 15 de novembro, já estava mais organizado que o crime no Rio de Janeiro de hoje.
Em 1889, com a roupa do corpo, Bebel e família foram expulsos do Brasil e exilados, sem direito à volta.
Um mês depois do Exílio, sua mãe não suportou tanta tristeza e morreu no Hotel do Porto.
No funeral da mãe ela teve até um piripaque e desmaiou, chegou falar, "Por que tanta coisa ruim ao mesmo tempo?"
Mas o inferno astral de Bebel estava apenas começando.
Três anos depois, seu pai falece em Paris e ela teve que ser amparada por seus filhos no velório.
Dias difíceis para Bebel, que diziam ser muito sensível e amiga das pessoas.
Veio então a Primeira Guerra Mundial.
Dois de seus filhos foram convocados para a Guerra, Antônio e Luis. Pedro "Baby" como era chamado o mais velho, não foi convocado pois tinha um braço paralisado por conta do parto difícil com fórceps.
Luis volta logo, foi considerado inválido para o Serviço ativo, já o Antônio luta até o final, mas quando volta pra casa, the house is Boom! Ou melhor, the Plane is Boom! O avião do bonitão que estava treinando manobras, caiu e ele falece.
Mamãe Bebel ficou malzona.
Mas, a dor não para por aí, dois anos depois Luís morre ele contraiu uma espécie de reumatismo muito severo na guerra e em 1920, dois anos depois de seu irmão cair com o avião, Luís falece. Bebel chega a escrever para o Conde d'Eu informando que achava que não iria suportar tanta dor.
Em 1920, o Epitácio Pessoa, acabou com o banimento da Família imperial, permitindo sua volta, mas sua saúde já estava muito abalada.
Alguns meses depois, ela parou de andar e ficou acamada até a data de hoje, quando faleceu.
Seputaram ela na frança, mas em 1953, seus restos mortais foram trazidos para o Brasil, fizeram um reenterro na Catedral de Petrópolis, onde está até hoje, bem em frente a casa onde morava. Seu marido morreu logo em seguida em um navio quando vinha receber um homenagem pra Bebel e foi o primeiro dos exilados a ser enterrado aqui no Brasil.
Bom é isso!
Izabelle Valladares, sem gracinhas pois amo Bebel.
Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bragança e Bourbon, morreu no dia 14 de novembro de 1921 aos 77 anos.

Boa pesquisa.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário