Há 67 milhões de anos, dois dinossauros morreram durante uma batalha sangrenta na região onde hoje fica Montana, nos Estados Unidos. Os corpos fossilizados do Tiranossauro Rex e do Triceratops horridus foram encontrados em 2006. Agora, após uma longa batalha legal pela posse dos restos mortais, eles poderão ser devidamente estudados e expostos ao público.
No caso do Tiranossauro Rex, trata-se do único esqueleto 100% completo já encontrado de um desses animais. As carcaças dos dinossauros não foram estudadas e permanecem dentro de camadas sedimentos da encosta onde foram descobertas. Devido a essas raras condições de preservação, cada osso está em sua posição natural e os cientistas terão acesso a dados biológicos que normalmente são perdidos durante os processos de escavação.
O estado de preservação dos restos mortais revela características extraordinárias dos animais, como contornos dos corpos, impressões de pele e outros tecidos moles, bem como lesões e possíveis evidências de dentes do Tiranossauro incrustados no corpo do Triceratops.
Os fósseis estão sendo chamados de "Duelo de Dinossauros" e ficarão sob os cuidados de pesquisadores do Museu de Ciências Naturais da Carolina do Norte. “O Museu está entusiasmado com a oportunidade única de hospedar e pesquisar uma das mais importantes descobertas paleontológicas de nosso tempo”, disse o Dr. Eric Dorfman, diretor e CEO da instituição. Segundo ele, os estudos poderão revelar detalhes desconhecidos da anatomia e do comportamento desses animais. Além disso, o público terá acesso aos fósseis por meio de exposições e programas educacionais.
Fontes: Natural Sciences e Daily Mail
Imagens: Matt Zeher/Museu de Ciências Naturais da Carolina do Norte/Divulgação
fonte: https://history.uol.com.br/noticias/primeiro-fossil-completo-de-um-tiranossauro-rex-e-revelado-por-pesquisadores
Nenhum comentário:
Postar um comentário