PESQUISADORES DESCOBREM 14 NOVOS SARCÓFAGOS DE 2,5 MIL ANOS EM NECRÓPOLE DO EGITO
Após duas semanas da última descoberta em Sacará — localizando 13 túmulos — a agência arqueológica egípcia revelou mais corpos
WALLACY FERRARI PUBLICADO EM 21/09/2020
Uma semana após localizar 13 sarcófagos com estruturas de madeira, a equipe de arqueólogos do Ministério de Antiguidades do Egito divulgou nesta segunda-feira, 21, que mais 14 ornamentos funerários, datados de 2,5 mil anos, foram localizados na necrópole do deserto de Sacará.
Assim como os túmulos descobertos em semanas anteriores, os artefatos impressionam por estarem completamente selados, sem nenhum registro de interferência humana desde sua confecção, garantindo o perfeito estado de conservação. Com isso, o órgão arqueológico já contabiliza 27 estruturas funerárias descoberto apenas no mês de setembro na região.
Os pesquisadores prosseguem a pesquisa em busca de mais sarcófagos que, de acordo com o comunicado oficial do Ministério, podem “revelar mais segredos” em relação a história de Sacará e da civilização egípcia. Visto que as descobertas seguem uma trilha linear de templos, os especialistas acreditam que “não serão os únicos” encontrados.
Em visita a necrópole, o ministro do Turismo e das Antiguidades do Egito, Khaled al-Anani, tirou fotos com as descobertas e parabenizou os arqueólogos responsáveis pela escavação, avaliando as condições climáticas que dificultam o trabalho.
fonte: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/historia-hoje/pesquisadores-descobrem-14-novos-sarcofagos-de-25-mil-anos-em-necropole-do-egito
Abaixo a sequência dos acontecimentos com outras fontes, sobre o mesmo assunto.
Maldição da múmia? Sarcófago de 2500 anos é aberto no Egito.
Recentemente, arqueólogos encontraram dezenas de sarcófagos lacrados na necrópole de Saqqara, no Egito. Em um primeiro momento, foram localizados 13 deles, mas agora o número de caixões descobertos já chega a 59. Um deles foi aberto por representantes do Ministério do Turismo e Antiguidades do país durante uma cerimônia pública.
A descoberta de tantos sarcófagos lacrados é um dos achados arqueológicos mais significativos em décadas. Vários deles mantêm suas cores ornamentadas originais, mesmo após terem passado milênios embaixo da terra. Os caixões foram encontrados empilhados uns sobre os outros em três poços a uma profundidade de 11 metros. Acredita-se que possa haver ainda mais deles no local.
Embora ainda sejam necessárias muitas pesquisas para identificar as pessoas que foram sepultadas lá, os especialistas acreditam que as múmias sejam de sacerdotes e de autoridades do Egito antigo. No local, também foram encontrados artefatos como amuletos e estatuetas de madeira do deus Ptah Sukkar. Outra descoberta de destaque é uma escultura de bronze de 35 cm do deus Nefertum, incrustada com pedras preciosas. Em sua base está escrito o nome do sacerdote Badi-Amon, possivelmente o dono da peça.
A cerimônia de apresentação dos 59 sarcófagos também gerou críticas. Muitos usuários de redes sociais questionaram o aglomeramento de pessoas no local em plena pandemia de COVID-19. Por outro lado, a abertura do caixão deu origem a brincadeiras envolvendo a possibilidade da liberação de mais uma "maldição" a afetar 2020. Confira abaixo um vídeo mostrando o sarcófago sendo aberto:
Fontes: Arab News, CNN e Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito
Imagens: Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito
fonte: https://history.uol.com.br/noticias/maldicao-da-mumia-sarcofago-de-2500-anos-e-aberto-no-egito
Abaixo a sequência dos acontecimentos com outras fontes, sobre o mesmo assunto.
FOTOS E VÍDEOS: TUDO O QUE SE SABE SOBRE OS 59 SARCÓFAGOS ENCONTRADOS NO EGITO
A descoberta que chocou o mundo apresentou restos mortais acompanhados de incríveis estátuas
REDAÇÃO PUBLICADO EM 08/10/2020
Nos últimos dias, o site Aventuras na História relatou fatos de uma grande novidade anunciada pelo Ministério de Antiguidades do Egito no último sábado, 3, que chocou internautas. O país revelou 59 sarcófagos de possíveis sacerdotes que faziam parte da 26ª dinastia, resultando em 2.500 anos selados em Saqqara.
Segundo os arqueólogos envolvidos na expedição, os sarcófagos foram descobertos em agosto, no sul do Cairo. Apresentando um impressionante estado de preservação, eles foram encontrados em três poços de 12 metros acompanhados de 28 estatuetas do deus Seker.
A missão que resultou na descoberta procurava restos de antigos egípcios desde 2018, revelando antes de 2020 uma tumba com animais mumificados e também o local de descanso de Wahtye, um sacerdote que englobou a quinta dinastia.
Todavia, de tão impressionante, a descoberta foi alvo de críticas nas redes sociais. Muitos internautas reclamaram pelo fato de o episódio ter sido realizado numa cerimônia pública com aglomerações em meio à pandemia de coronavírus.
++ Veja também os vídeos que foram divulgados sobre a impressionante descoberta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário