quinta-feira, 18 de junho de 2020

Arqueólogos de Israel encontram ruínas de cidade cristã destruída por persas há 1400 anos.

ISRAEL

As ruínas de uma antiga cidade cristã bizantina destruída há 1400 anos foram encontradas por arqueólogos em Israel. Pi Metzuba era uma comunidade rural que ficava no oeste da Galileia. No século VI, o local foi destruído quando foi invadido por forças da Pérsia durante um conflito com o Império Bizantino.
A descoberta aconteceu por acaso, durante obras para o alargamento de uma estrada. Segundo os pesquisadores, Pi Metzuba era relativamente grande para uma vila rural, estendendo-se por pelo menos 5 hectares. Entre os tesouros arqueológicos descobertos por lá, estão os restos de uma edificação decorada com símbolos cristãos.
Apenas uma pequena parte do local foi escavada até agora. A maioria dos edifícios descobertos eram casas pequenas e modestas, com exceção de uma estrutura grande no meio da cidade. Foi dentro desse edifício que os arqueólogos encontraram um grande mosaico, uma cruz de bronze, que pode ter sido parte de um candelabro, e uma porta decorada com uma cruz. "Embora, por enquanto, não tenhamos documentos de fontes cristãs sobre esse assentamento, todas as evidências apontam para uma população quase inteiramente cristã", disse Gilad Cinamon, arqueólogo da Autoridade de Antiguidades de Israel, que conduziu as escavações. 
Apesar de as escavações na cidade terem começado em 2007, apenas agora os pesquisadores começaram a publicar os estudos sobre as descobertas feitas nas ruínas. O Império Bizantino e a Pérsia travaram uma guerra longa e sangrenta de 602 a 628, durante a qual os persas invadiram e ocuparam a Galileia e o resto da Terra Santa a partir de 613. Os pesquisadores acreditam que Pi Metzuba foi destruída durante esse conflito.  

Fonte: Haaretz
Imagens: Howard Smithline/Israel Antiquities Authority/Reprodução
Abaixo a mesma reportagem com outra fonte:
Arqueólogos encontram antiga cidade cristã em Israel.

ARQUEÓLOGOS ENCONTRAM ANTIGA CIDADE CRISTÃ EM ISRAEL

Destruída pelos persas em meados do século 7 d.C., a vila bizantina foi identificada pelo nome de Pi Metzuba
PAMELA MALVA PUBLICADO EM 18/06/2020


Um dos mosaicos encontrados na cidade de Pi Metzuba
Um dos mosaicos encontrados na cidade de Pi Metzuba - Divulgação/Howard Smithline

Durante obras de ampliação na estrada que liga das cidades de Shlomi e Kibutz Hanita, em Israel, um grupo de arqueólogos encontrou algo impressionante. Cheia de mosaicos e artefatos antigos, uma antiga cidade bizantina surgiu nas escavações.
Reconhecida como Pi Metzuba pelos especialistas, a vila foi destruída há cerca de 1,4 mil anos, quando os persas invadiram a região, em meados do século 7 d.C.. Uma vez encontrada, o assentamento rural revelou restos de casas pequenas e modestas.
Dentro das construções, os arqueólogos identificaram mosaicos com iconografias pagãs e diversos artefatos da época. Algumas das casas ainda contavam com cruzes de metal em suas portas, peças de cerâmica e outros artigos de uso diário.


Um  dos mosaicos encontrados na cidade / Crédito: Divulgação/Howard Smithline


Ficou claro para os especialistas, então, que Pi Metzuba se tratava de uma cidade bastante religiosa. “Todas as evidências apontam para uma população quase inteiramente cristã”, disse Gilad Cinamon, arqueólogo que liderou a escavação, em entrevista ao Haaretz.
Ao encontrarem uma grande construção, portanto, os arqueólogos logo imaginaram terem encontrado uma igreja ou um mosteiro. Muito maior do que as outras casas, o edifício contava com um grande mosaico cristão e uma cruz de bronze puro.


Cruz de bronze e mosaico encontrados em casa de família abastada da época / Crédito: Divulgação/Howard Smithline


Com os artefatos em mãos, no entanto, a equipe determinou que a construção era muito diferente de um centro religioso. “Agora é sabido que o mosaico decorava a sala da propriedade de uma família muito rica”, explica Gilad.
Segundo os arqueólogos, as escavações em Pi Metzuba foram iniciadas em 2007. Os estudos sobre a cidade cristã, no entanto, só foram publicados nesta semana. Ainda assim, apenas uma pequena parte da vila foi explorada por enquanto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário