sexta-feira, 29 de maio de 2020

Mosaicos do Império Romano são encontrados praticamente intactos em vinhedo na Itália.


IMPÉRIO ROMANO
Um tesouro arqueológico da época do Império Romano foi descoberto praticamente intacto na Itália. Escondido sob um vinhedo na cidade de Negrar di Valpolicella estava um piso feito de mosaicos em excelente estado de conservação. Estima-se que ele fizesse parte de uma vila do século III d.C.
De acordo com as autoridades da cidade, evidências das ruínas históricas já haviam sido encontradas no local há cem anos. Apesar disso, nunca haviam sido feitas escavações na região. "Após inúmeras décadas de tentativas fracassadas, parte do piso e das fundações de uma vila romana localizada ao norte de Verona, descoberta por estudiosos há um século, finalmente foi revelada", diz uma nota na página oficial de Negrar di Valpolicella no Facebook.
A administração da cidade estuda agora formas de abrir o espaço ao público. "Acreditamos que um local cultural desse valor merece atenção e deve ser resgatado. Por esse motivo, juntamente com o superintendente e os responsáveis pelos fundos agrícolas, encontraremos uma maneira de tornar esse tesouro acessível", disse Roberto Grison, prefeito de Negrar di Valpolicella. 
Técnicos precisarão de um financiamento significativo para concluir o trabalho de restauração. Mas as autoridades locais se comprometeram a dar "toda a ajuda necessária" para prosseguir com a escavação.

Fontes: The Guardian e BBC
Imagens: Prefeitura de Negrar di Valpolicella/Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário