O IMPRESSIONANTE CEMITÉRIO DE NAVIOS ENCONTRADO NO MAR NEGRO
Grande parte das 60 embarcações encontradas pertenceram aos impérios romano, otomano e bizantino
THIAGO LINCOLINS PUBLICADO EM 20/03/2020
Iniciadas em 2015, as expedições do Black Sea Maritime Archaeology Program, um grupo internacional envolvendo universidades dos EUA, Inglaterra, Suécia e Bulgária, revelaram, em 2017, muito mais do que seus participantes esperavam. Em suas buscas no fundo do Mar Negro, os arqueólogos se depararam com 60 navios afundados, que foram datados em até 2.500 anos.
Inicialmente, os arqueólogos estavam atrás de respostas para as mudanças climáticas ocorridas ao longo da história na Costa da Bulgária. Então toparam com um enorme cemitério de navios dos impérios romano, otomano e bizantino.
O excelente estado de preservação dos navios impressionou aos pesquisadores. Ele se deve à notória falta oxigênio no fundo do Mar Megro, por conta de sua natureza meromítica, na qual a água do topo, com oxigênio, não se mistura com a do fundo, que termina totalmente anóxica e hostil à qualquer forma de vida. Como as que naturalmente habitariam e destruiriam os naufrágios.
Várias características vistas nos navios só eram conhecidas de desenhos ou descrições por rescrito. "É como se estivéssemos olhando para um navio de um filme, com cordas ainda no convés e esculturas na madeira.", disse Ed Parker, CEO do Black Sea MAP, ao Mirror. "Quando eu vi esse navio, fiquei realmente emocionado - o que descobrimos é incomparável."
As imagens foram registradas com câmeras que possuem uma tecnologia 3D. A descoberta trouxe ao mundo informações sobre as atividades coloniais e comerciais destas antigas civilizações.
Confira mais imagens impressionantes:
Nenhum comentário:
Postar um comentário