quarta-feira, 4 de março de 2020

Cópia rara da 1ª edição do livro mais importante de Isaac Newton é encontrada na França.

ISAAC NEWTON
Uma cópia rara de um dos mais importantes livros de Isaac Newton acaba de ser encontrada na França. Trata-se da primeira edição em latim de Philosophiæ Naturalis Principia (Princípios Matemáticos da Filosofia Natural), de 1687, obra influente considerada um marco para a ciência. No manuscrito, o cientista inglês descreve suas três leis do movimento dos corpos, que ajudaram a definir a física moderna.
A preciosa edição foi encontrada na biblioteca do patrimônio público de Fesch, na ilha francesa da Córsega, por Vannina Schirinsky-Schikhmatoff, diretora de conservação da instituição. O local abriga cerca de 50 mil livros.  A pesquisadora se deparou com a obra ao analisar um catálogo do acervo registrado pelo fundador da biblioteca, Lucien Bonaparte (irmão de Napoleão).
Vannina, que comparou o achado com a descoberta do Santo Graal, encontrou a obra na sala principal da biblioteca. Segundo ela, o livro estava escondido nas prateleiras superiores. A capa estava um pouco danificada, mas o interior está em excelentes condições de preservação.
As cópias em latim da primeira edição da obra eram destinadas para serem distribuídas na Europa continental. Elas são extremamente valiosas, pois apenas 400 foram produzidas. Estima-se que apenas metade delas ainda existam. Recentemente, uma dessas cópias foi arrematada por US$ 3,7 milhões em um leilão em Nova York.

Fonte: Newsweek
Imagem: Billthom, via Wikimedia Commons
Abaixo o mesmo assunto por outra fonte:

LIVRO RARO DE ISAAC NEWTON, DE 1686, É DESCOBERTO DURANTE LIMPEZA EM BIBIOTECA FRANCESA

Uma cópia idêntica foi leiloada e vendida por mais de 3 milhões de dólares há alguns anos
WALLACY FERRARI PUBLICADO EM 04/03/2020

Livro, contendo escrituras de Isaac Newton
Livro, contendo escrituras de Isaac Newton - Wikimedia Commons
Uma obra, intitulada Princípios Matemáticos da Filosofia Natural, foi descoberta em uma biblioteca em Ajaccio, na ilha francesa de Córsega. O livro, assinado por Isaac Newton, foi encontrado por uma funcionária responsável pela conservação da biblioteca que fazia uma vistoria sobre livros danificados.
A edição está com danos externos, mas sem avarias que prejudiquem a leitura das páginas. Ele foi editada pelo próprio Isaac Newton enquanto o mesmo estava vivo. De acordo com Vannina Schirinsky-Schikhmatoff, a funcionária que localizou o livro, as informações contidas no exemplar são um alicerce da matemática moderna.
Uma obra idêntica da mesma edição foi vendida há alguns anos por 3,7 milhões de dólares em um leilão de artes da Christie, mostrando a raridade do artefato.  Acredita-se que sua impressão ocorreu em 1686 e só existam 80 cópias em latim. Também há cerca de 400 cópias da publicação em inglês.
A bibliotecária também havia encontrado outro livro raro no acervo: Thesaurus Hyeroglyphicorum, um tratado de egiptologia datado em 1610, cerca de 200 anos antes dos hieróglifos de Champollion serem decifrados. Vannina, entretanto, se desligou de sua função, alegando divergências com a prefeitura em relação ao inventário da biblioteca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário