ATÍPICO TEMPLO DE 3.000 ANOS É DESCOBERTO EM CIDADE ISRAELENSE CITADA NA BÍBLIA
Além de estrutura bastante heterodoxa, foram encontrados diversos objetos, incluindo a primeira inscrição conhecida de uma letra hebraica
ANDRÉ NOGUEIRA PUBLICADO EM 18/02/2020
Arqueólogos descobriram na antiga cidade bíblica de Laquis um templo cananeu de 1.000 a.C. em ruínas devido ao domínio egípcio da região, segundo o jornal israelense Haaretz. Há indícios que a estrutura possui um amontoado vertical de pedras em representação do(s) deus(es) adorado(s) no local.
Os vestígios mais destacados foram as bases da estrutura arquitetônica, com dois pilares e duas torres de entrada que eram conectadas a uma salão retangular central. A descoberta surpreendeu, pois é o caso de um projeto pouco ortodoxo para a época, de acordo com Yosef Garfinkel, da Universidade Hebraica de Jerusalém.
"Só a cada 30 ou 40 anos temos a chance de escavar um templo cananeu em Israel. O que encontramos lança uma nova luz sobre a vida antiga na região", expõe Garfinkel. O templo ainda possuía quartos laterais de armazenamento, onde foram encontradas “caixas de madeira que foram queimadas, mas que ainda tinham muito trigo dentro”, disse ele ao Haaretz.
Além disso, foram encontrados objetos menores, como caldeirões de bronze, punhais, estatuetas, joias e duas inscrições: um franco com o nome de Ramsés II e um fragmento de cerâmica com a aparição mais antiga conhecida da letra hebraica samekh.
Nenhum comentário:
Postar um comentário