O PLANO MIRABOLANTE — E FRACASSADO — DO TERCEIRO REICH: O MAIOR ESTÁDIO DO MUNDO
Junto ao arquiteto do Führer, Albert Speer, Hitler tentou construir uma arena gigantesca para acomodar seus Jogos Olímpicos; mas não saiu vitorioso da missão
ISABELA BARREIROS PUBLICADO EM 18/12/2019
800 metros de comprimento, quase 450 de largura e 91 de altura. Essas deveriam ser as medidas de um dos mais audaciosos planos projetados durante o nazismo alemão: a construção do maior estádio do mundo. Para fazer uma comparação palpável, o Michigan Stadium, o maior dos Estados Unidos, comporta 107 mil pessoas — a arena de Hitler seria capaz de acomodar 400 mil.
Esse projeto foi o marco inicial do Welthauptstadt Germania (Germânia, a Capital do Mundo, em português), uma proposta governamental que tinha como intuito demolir e reconstruir a capital alemã depois do fim da Segunda Guerra Mundial e da esperada vitória nazista.
Em 1937, engenheiros começaram a trabalhar na construção do enorme estádio. Pouco antes disso, porém, eles construíram um modelo de arquibancada, que serviu como teste para imaginar melhor como seria conter 40 mil pessoas na arena, apenas um décimo do que era previsto para a capacidade total do campo. O local escolhido para a obra foi a pequena vila de Achtel em Hirschbach, Baviera, a cerca de 40 quilômetros de Nuremberg.
Hitler imaginou que o espaço poderia servir para todas as partidas dos Jogos Olímpicos, ainda que ele não estivesse nos padrões olímpicos necessários para esse acontecimento. "Isso é totalmente sem importância. Somos nós quem determinará como o campo esportivo é medido", teria dito o Führer na época em que visitou a construção em março de 1938.
O arquiteto do Terceiro Reich, Albert Speer, inspirou-se no Estádio Panathenaico de Atenas para desenhar o grande estádio nazista. No entanto, foi assim que ele permaneceu: apenas em teoria. Os nazistas pararam de construir o estádio assim que a Segunda Guerra começou, e o projeto de reedificação não passou de poucos prédios do centro da cidade passando por reformas.
Na região em que o modelo estava sendo construído, a floresta começou a cobrir toda a construção. Em 2002, o local passou a ser protegido pelas autoridades alemãs como monumento histórico, representando a fase em que o nazismo pensava que podia fazer tudo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário